Projetos Sociais

Confira abaixo a razão pela qual as ações sociais existem no TVB, nas palavras da Mãe Lilian de Iemanjá. 

 

Há quem diga que isso dá trabalho e custa caro. Me perdoem a franqueza, mas se fosse para posar de dirigente e não ter trabalho com os necessitados, me contentaria com o cargo de confiança de Gerente de Projetos que sempre tive em minha vida profissional por 12 anos seguidos, no qual eu era remunerada. As ações sociais existem em nossa casa devido solicitações espirituais da Vó Benta e pelo desejo prioritário em movimentar as pessoas para se ajudarem. Algumas das ações foram desejos meus autorizados pela Vó Benta. Mas a grande maioria (esmagadora), são méritos dela. Eu sou apenas o espírito encarnado que se propõe estar a frente destes projetos e organizar, delegando missões e apoiando em tudo o que for necessário.

Muitas pessoas estão envolvidas nos projetos, mas poucas realmente são as engrenagens que fazem os projetos serem executados. Estes anjos são sempre a minoria, pois dispõem de tempo, paciência e principalmente de compaixão. Desta forma, seja com uma marmita quentinha, um agasalho, um livro com doces ou qualquer outra coisa simples, podemos demonstrar a compaixão. Todo médium verdadeiramente médium sabe o que é compaixão. E você sabe?

 

Compaixão muitas vezes é confundida com sentimento de pena. Não fazemos a marmita solidária porque temos pena. Fazemos porque nosso espírito já se alimenta de boas energias de todo o processo... Do amor de quem doa, ao amor grato de quem recebe com sorriso nos olhos.  Compaixão é ter amor ao próximo, é bondade, é partilha, é fazer o bem sem ver a quem sem esperar nada em troca. O que ganhamos então? Ganhamos curas internas, ganhamos novas visões, ganhamos graças ao que já temos e reformamos nossas essências.

 

Os projetos hoje existentes no TVB são:

 

1) Marmita Solidária: toda segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira são confeccionadas mais de 200 marmitas com arroz, feijão, frango ensopado com batata e refogado de repolho com cenoura. Tudo temperado com muito amor e carinho. A distribuição acontece no Restaurante Popular do Capanema, na Mesa Solidária Plínio Tourinho e no Bairro Alto na esquina das Ruas José Veríssimo e José de Oliveira.

 

2) Alimentos para a Creche Irmã Clementina: os alimentos não perecíveis doados nas sessões de Reiki são levados para a creche. Normalmente entregávamos 400kg de alimentos mensalmente. Estas doações diminuíram, por isso pedimos que continuem doando também os frequentadores das giras de Umbanda e não somente as pessoas que recebem o Reiki nas quartas-feiras. Esporadicamente fazemos também a Campanha do Leite, Campanha da Bolacha e Produtos de Limpeza.

 

3) Doação de roupas, sapatos e utensílios para o Bazar da Casa Alvorecer: levamos mensalmente as doações que recebemos. Esta doação, somada a outras que a entidade recebe, são fonte de renda para o pagamento de despesas desta casa que atende crianças e jovens de baixa renda em nosso bairro. (durante o período de pandemia, essas doações devem ser encaminhadas diretamente para a Alvorecer.)

 

4) Escolinha de Umbanda: desmistificando a religião e oportunizando que as crianças aprendam o que é a Umbanda, sem condicioná-las a seguir a religião. Aberta para todas as crianças de 3 até 14 anos, umbandistas ou não, frequentadores do TVB ou não. Os encontros acontecem de 15 em 15 dias, aos sábados a tarde.

5) Jornal TVB: levando a comunidade do Bairro Alto e redondezas a prática da Umbanda no TVB, desmistificando a religião e propagando as ações sociais que o terreiro executa. 


6) Ação Comemorativa: no dia das crianças e no Natal providenciamos uma ação que leva amor e lembrança destas datas com o axé do TVB. No dia das crianças doamos um saquinho com doces e um livro infantil para cada criança e no Natal um brinquedo com um saquinho de bolachas Santa Fé ou Panetone. 

 

7) Tutoria: o grupo de voluntários atende estudantes de qualquer idade que precisam de reforço escolar para qualquer situação: pré-vestibular, acompanhamento pedagógico, concursos, etc.

 

8) Reciclagem: a reciclagem está presente dentro do TVB pela ação dos jovens e alguns voluntários, tanto na separação do lixo (projeto em implantação pelo Grupo de Jovens) como na troca de óleo vegetal usado por alimentos para a Marmita Solidária. Cada 2 litros de óleo vegeta usado geram 1k de alimento na troca.

 

9) Artesanato Solidário: o principal objetivo é trazer as pessoas que estão deprimidas ou depressivas para o convívio social e através do artesanato florir rostos com belos sorrisos. Costura, crochê, pintura, tricô, entre outras atividades são as produções que o grupo faz além de um café fraterno que brinda a amizade e o amor. Quem será beneficiado por este projeto? As senhoras da nossa comunidade e da Nossa Casa que se encontrarão e trocarão “figurinhas”, saindo muitas vezes do quadro inerte da solidão das tardes em casa, se sentindo úteis para pessoas que precisam e com toda certeza as pessoas que irão receber estas doações.

 

10) Grupo de Jovens: prevê encontros e ações conjuntas para melhoria da sociabilização com discernimento, ações externas e maior participação dentro do TVB. Este projeto encontra-se em fase incubadora. Esperamos vê-lo nascer ainda com muita força.

11) Grupo de Mútua Ajuda: semanalmente o GMA-TVB se encontra para caminhar contra os vícios (álcool, substâncias, compulsão alimentar, etc). Você é dependente de algo ou um familiar seu sofre da mesma maneira? Venha para o GMA-TVB! Encontros todos os segundas-feiras, ás 20h. (acompanhe recessos no calendário no site).

12) Grupo de Mútuo Amor: semanalmente o GRUPO DE MÚTUO AMOR se encontra para sanar as tristezas com alegrias através da vivência em grupo com atividades físicas, reflexões, orações, palestras e encaminhamento psicológico. Não sabe porque Deus lhe concedeu a vida? Não tem vontade de viver? Venha para o Grupo de Mútuo Amor! Encontros todos os sábados ás 17h30. (acompanhe recessos no calendário no site).

Até o momento são 12 projetos. Todos estes projetos custam mão de obra, amor, tempo e dinheiro. Há pequenos problemas como em todos os projetos. Mas há crescimento, há sorrisos e olhos cheios de emoção por quem dá e por quem recebe

Para você que não conhecia os projetos da Nossa Casa, estão aí! Agora procure se encaixar em um deles e faça o mínimo que está em seu alcance. Somado ao mínimo de cada um, seremos sempre o máximo! Você tem uma asa... nós temos outra. Junte-se a nós e vamos voar!

 

Doe amor, há muitas pessoas esperando por você.

 

- Mãe Lilian de Iemanjá. 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Terreiro de Umbanda Vovó Benta - Todos os direitos reservados 

Endereço: Rua José Zgoda, 205, Bairro Alto - Curitiba - Paraná | Telefone: (41) 3040 9746