Revista Digital
Edição #
10
23 de set. de 2024
à
29 de set. de 2024
O último fim de semana foi preenchido pela alegria das crianças, que chegaram no terreiro para contagiar a todos! O Terreiro de Umbanda Vovó Benta celebrou, em uma gira especial, os erês - espíritos de luz que despertam em cada um sua criança interior, a curiosidade pela vida e a beleza na simplicidade. A história por trás desses guias, na umbanda, é repleta de significados e raízes históricas - a começar pela palavra “erê”, que vem do iorubá e significa “brincar”. Pelo sincretismo religioso essas entidades remetem à força dos gêmeos Cosme e Damião, santidades da igreja católica, e aos Ibejis, considerados os orixás da alegria na cultura iorubá. No candomblé, raiz do termo, o erê é o elo entre a pessoa e o orixá que logo nascerá.
No TVB, todos vieram para uma linda festa! A gira, comandada pela Mãe Lilian de Iemanjá e com a presença de todos os demais pais e mães da casa, contou com uma corrente de mais de 250 médiuns e quase 400 pessoas na assistência. Erês, curumins e exú-mirins, cada espírito com sua vivência e sabedoria para compartilhar, estiveram em terra para acompanhar Vó Benta e todos os pretos velhos. Antes da gira, foram confeccionados mais de 1.000 sacos de doces, dos quais 700 foram distribuídos na gira e 300 guardados para serem entregues à Creche Irmã Clementina na semana do dia das crianças. Quer conferir mais sobre esse festejo? Confira as atualizações da semana na Revista Digital TVB - que chega em sua 10ª edição, sempre te atualizando de tudo que acontece na Casa da Vó! 👵🏾🩵
Giras
Gira de Segunda (Mãe Lilian)
Na segunda-feira, a gira teve início com uma defumação poderosa, que purificou o ambiente e elevou as vibrações espirituais. A presença dos caboclos foi notável, destacando a importância do passe, que transmite energia e cura aos assistentes e consulentes. Logo após, o bate-folhas proporcionou um momento de limpeza espiritual, para ajudar a combater a ansiedade e a depressão. Essa jornada de elevação e cura reafirmou o compromisso do terreiro com o bem-estar de todos os presentes, e ausentes também através dos nomes colocados em oração! A gira prosseguiu com a descida de Exu Tata Caveira, acompanhado de Exu Maré, Exu do Ferro, Exu Pimenta, Exu Sete Encruzilhadas e outros guardiões. Após as consultas aos consulentes, foi iniciado o processo de coroação com Exu, no qual os espíritos solidificam sua conexão com o médium que lhes serve de instrumento. Esse ritual de desenvolvimento mediúnico se desenrola através de conversas diretas entre cada guia e S. Tata Caveira, estendendo-se em futuras giras de Exus até que o propósito da coroação seja concluído. Pouco antes do encerramento da gira, foram realizados os trabalhos com as almas - focando no encaminhamento de espíritos sofredores para a luz, guiando aqueles que ainda padecem na escuridão e conduzindo-os a uma dimensão mais elevada.
Gira de Terça-Feira (Pai Gustavo)
Nosso atleta está de volta! A corrente do caboclo Ubirajara recebeu com muita alegria o Pai Gustavo de Oxóssi, que ficou as últimas semanas afastado por motivos médicos. Na primeira parte houve o passe, atendimento para questões físicas e emocionais aos assistidos e o atendimento dos pets. Os doces que estavam na mesa, doados para a Gira de Erês do sábado seguinte, receberam as vibrações dos espíritos que vieram trabalhar. Na segunda parte. Pai Gustavo conduziu a engoma na segunda parte da gira, devido à recuperação da saúde. Seguindo a hierarquia e com a ausência da mãe pequena Cristina de Iansã, devido a viagem a trabalho, o capitão Fernando de Oxalá esteve à frente dos trabalhos. Seu Tamoio chegou em terra para mais uma gira de caboclos. Junto dos guias que vieram para atendimento da assistência, conduziram as consultas. Ao final, Pai Gustavo fez o encerramento da gira, abençoando a todos e novamente convidando assistência e corrente para estarem presentes na Gira de sábado (28/09).
Corrente Ilha do Mel
Nesta semana a corrente da Ilha do Mel dedicou um momento especial para um amalá coletivo, reflexões e interiorização. Além disso, realizaram o planejamento para a Homenagem aos Erês, Crurumins e Exus Mirins que acontece no dia 1 de outubro.
Gira de Quinta-Feira (Mãe Lilian)
Mais uma quinta especial, em que cada detalhe foi dedicado à cura e ao bem-estar de todos os presentes. A primeira parte da gira foi marcada pelo tradicional momento da cirurgia espiritual. Todos que buscaram alívio para seus males físicos foram tratados com atenção e muito amor pelos guias. O trabalho espiritual realizado visava a cura física, independente da enfermidade que cada um carregava. Os guias tocaram cada coração, mostrando que a cura vai além do corpo e alcança a alma. Na segunda parte, a corrente conduziu mais uma gira de pretos velhos. Vó Benta chegou com sua sabedoria, acolhimento e, claro, seu inseparável cafezinho. Com leveza e bom humor, a Vó nos lembrou da importância de sorrir. Entre a contação de uma piada e outra, momento sempre presente após sua chegada, todos riam juntos. Para ela, o riso é uma forma de cura, e ver a corrente sorrindo é o que traz alegria ao seu coração. Entre risos e o café, lembramos do valor de sorrir diante da vida, mesmo nos momentos difíceis. Vó Benta sempre nos lembra que o sorriso é uma maneira de nos reconectar com nossa essência e aliviar os fardos da caminhada, além de ser uma forma de cuidado uns dos outros - sempre com amor e alegria, mantendo a fé acesa e o sorriso nos lábios.
Gira de Sexta-Feira (Mãe Luana)
Em mais uma gira de Justiça de Xangô, Mãe Luana iniciou os trabalhos com a reflexão sobre como a música conduz nossas vidas, destacando a musicalidade presente na natureza - desde o canto dos pássaros até o som da chuva; ela convidou a corrente a compartilharem a música que marca suas vidas. Já com a chegada de Seu Serra Negra, os trabalhos foram conduzidos para libertação, orientando todos a refletirem sobre o que os impede de evoluir - como sentimentos, vícios, mágoas ou rancores, buscando a libertação desses bloqueios. A firmeza dos caboclos, a limpeza das iabás e a alegria dos erês marcaram essa primeira parte. Após o intervalo, os atendimentos foram conduzidos pela força do Exú do Ferro, acompanhados pela vibração dos Exús, Pomba Giras e Exús Mirins.
Gira de Sábado (Mãe Lilian)
Um sábado de alegria intensa! Essa é a frase que define melhor a Homenagem às Crianças que o TVB preparou no sábado. Cosme e Damião, sempre festejados e homenageados em setembro, desta vez, no TVB, somou os festejos com os curumins e os exús Mirins! Na primeira parte, com a presença do S Curumataí, os curumins ficaram responsáveis pela vibração das 7 linhas. Os Exús Mirins vieram ao final da primeira parte, descarregando todas as energias e dissipando qualquer miasma que ainda pudesse ter ficado após os atendimentos da primeira parte. Antes de subir, S Curumataí dialogou com seu cambone refletindo sobre a primeira festa para os erês (onze anos atrás). Falou sobre a amplitude que o terreiro hoje tem e o que há por vir. Para a corrente, falou sobre a energia dos curumins e dos exus mirins, explanando a importância de entender e saber usar as forças que cada linha de trabalho nos proporciona: curumim com a sagacidade e alegria, e os exús mirins com a destreza e auspiciosidade. Na segunda parte da gira, Vovó Benta nos presenteou com lindas reflexões e charadinhas (que tanto ela gosta por fazer a tristeza ir embora com um farto e largo sorriso), abençoou os doces junto com os demais pretos velhos dirigentes de giras no TVB e liberou a criançada para fazer bagunça e comer doce! Antes dos pretos velhos se despedirem, Vovó Benta nos ensinou a transmutar a tristeza sem motivo. Nos orientou a se sentar sob o céu na hora mais fria do dia, ou seja, minutos antes do dia começar a amanhecer. A força do fim da noite e a chegada de um novo dia é a propulsão energética para transmutar uma tristeza em alegria. Vovó Benta disse que devemos apreciar os raios de sol e deixar que ele venha em nosso rosto, pois é Deus beijando a nossa face. Ouvir o som dos pássaros com admiração, pois é Deus cantando e desejando um bom dia pra nós!
Você já acordou mais cedo para apreciar o nascer do sol e transmutar sentimentos? Que tal seguir o conselho da Vovó Benta e transmutar tudo o que não agrega e só vem pesando na jornada da vida? E assim Vovó Benta e os demais pretos velhos se despediram após nos abençoar. Assim foi um sábado de alegria intensa, que começou com os preparativos às 8h da manhã e terminou às 22h com a casa toda organizada e limpa. Família TVB, mais uma vez, vivendo com alegria e amplitude o amor em união que a Vovó Benta nos ensina. Saravá!
Projetos esportivos
Dança do ventre
As aulas da semana abordaram ritmos mais longos e movimentos baseados em sua base e com floreios. Os ensaios de coreografias seguem a todo o vapor para o espetáculo de Dança do Ventre, em que nossas alunas estarão presentes para homenagear mulheres incríveis. O que será que vem por aí? No Centro Poliesportivo, Cultural, Social e Terapêutico Vovó Benta, nossa semana inicia com os encantos da dança. Procure a Secretaria TVB para mais informações e venha conhecer! 💃🏾
Dança cigana
Nessa semana também celebramos, no dia 23, o Dia Estadual dos Povos Ciganos no Paraná. Além do treino de técnicas da dança, com movimentos de saias e uma dança circular, as alunas conversaram sobre como todo o povo cigano é visto na sociedade nos dias atuais. “Além da dança, sabemos que representamos através da arte um pouco de uma etnia que há milênios sofre com a discriminação e mesmo assim, as cores, o sorriso, a força e a alegria através da música fazem parte da vida deles!”, ressalta a professora Lu Rodrigues 🪭
Capoeira infantil
Por que a prática da capoeira é importante para as crianças? No projeto de capoeira na Casa da Vó, a capoeira é vista como excelente instrumento pedagógico. É uma potência significativa, uma linguagem simbólica que utiliza em termos de movimento, espaço e tempo as faculdades do ser humano: cognitivas, físicas e afetivas. Ao jogar capoeira, o corpo entra em contato com a atividade, favorecendo a comunicação de pensamentos e emoções. Assim, o desenvolvimento da livre expressão corporal, inserida no contexto educacional da capoeira, resulta na tomada de consciência e controle corporal; na aquisição da percepção espaço-temporal e no desenvolvimento das funções intelectuais como: atenção, memória, raciocínio, curiosidade, observação e criatividade. E vale ressaltar também o aprendizado cultural e musical, na qual nossos pequenos de 2 anos aprendem inclusive a pronúncia das palavras 🤸🏾
Na última gira, perguntamos o movimento favorito dos nossos pequenos:
Antony, de 4 anos, conhecido na capoeira como Homem Aranha, diz que seu movimento preferido é o aú sem as mãos.
Com instrumentos, brincadeiras e cantigas da capoeira, Laurinha, de 2 anos, já tem seu movimento preferido.
Capoeira adulto
Quinta-feira a casa de capoeira Vovó Benta recebeu com todo amor uma convidada: a Instrutora Mi, que veio facilitar a vivência com suas perspectivas dentro da prática da capoeira. Também recebemos a presença do professor Dandi e da família Zungu Vila Verde. A aula foi sobre estar em "fluxo" através da movimentação, que envolve coordenação, controle motor, a sinergia essencial, consciência, agilidade, equilíbrio, precisão, "timing", ritmo e sensibilidade. Essa prática visa estimular o corpo e mente, através de desafios motores cada dia mais complexos, permitindo aos praticantes estímulos neurais que promovem adaptações não só físicas, mas na forma como cada indivíduo toma decisões e navega através de diferentes estados mentais através da capoeira. Também trouxe um despertar para práticas em busca de restabelecer a circularidade, agregando a uma perspectiva de movimento em prol de um despertar para uma maior consciência e conhecimento de si próprio e do resgate da força motriz de cada indivíduo 🤸🏼♀️
Projetos terapêuticos
Terapias integrativas
A energia do Reiki fluindo por todos os cantos! Em mais uma semana de atendimentos, contamos mais uma vez com a dedicação das equipes Lavanda e Capim Limão. Nossos 32 terapeutas voluntários atenderam 53 assistidos presenciais e 166 à distância, além de 2 pets. Nos atendimentos com terapias integrativas e complementares, a energia flui livremente, promovendo a cura e o equilíbrio. Venha conhecer! ✨
Yoga
A prática da semana, sob a orientação da instrutora Talita Tiepolo, foi dedicada ao aprofundamento das Virabhadrasanas, as posturas de guerreiro. Através da presença e da permanência em cada postura, nossos alunos buscaram fortalecer o corpo e cultivar a mente. A participação dos pequenos enriqueceram ainda mais a jornada! 🧘🏽♂️
Tai Chi Chuan
Sob a orientação do instrutor Filipe Caldonazz, a aula da semana foi um momento de profunda conexão com a mente e o corpo. A turma avançou na prática do Kati Woo San Dji Tao, em que cada movimento aproxima o indivíduo da harmonia e do equilíbrio. As preparações para a apresentação de outubro, no Evento das Nações, seguem a todo vapor! ☯️
Projetos sociais
Xepa e Feira Solidária
Fim de semana de colheita farta e muitas famílias com alimentos saudáveis e nutritivos para servir à mesa! O projeto Feira Solidária acontece integrado ao projeto Xepa Solidária. Após a separação dos alimentos coletados, as caixas são destinadas aos pontos de distribuição, proporcionando diminuição de desperdícios e combatendo a fome. Saravá a cada um que se dispõe a unir as mãos em prol do bem. Seguem os números desse final de semana da nossa Feira Solidária:
Total Coleta Xepa Solidária - 792,10kg , sendo:
🥬Destinado à Feira Solidária: 662,50kg
🍽️Destinado à cozinha: 84,60kg
♻️Destinado à compostagem: 84,60kg
Compostagem
A compostagem é um processo natural e circular de transformação de resíduos orgânicos. Seu produto final é um composto com ótimas características para a recuperação de solos e para adubação de hortas e jardins, já que possui diversos nutrientes biodisponíveis para as plantas.
O TVB conta com o apoio da Fazenda Urbana de Curitiba (Cajuru) que nos atende no projeto de Compostagem. Tivemos mais uma etapa vencida, com a destinação de 72,2kg de resíduos orgânicos.
Marmita Solidária
O Terreiro Vovó Benta está expandindo a sua atuação com a alimentação de quem precisa. A partir de parceria com diversos entes da administração pública, em breve será ampliada a produção de alimentos e o atendimento do terreiro chegará à comunidade do Bairro Tatuquara. Na última sexta-feira, 27 de setembro, a dirigente geral do TVB, Mãe Lilian de Iemanjá, reuniu os voluntários que atuarão na ampliação destas atividades para realização de alinhamentos para os próximos passos a serem dados. Em breve, você acompanhará pela nossa revista e pelas redes sociais do TVB as novidades em relação a esse projeto que vêm impactando milhares de pessoas ao longo dos anos 🍽️
Projetos culturais
Artesanato Solidário
Mais uma tarde compartilhada no artesanato, com muita arte, criatividade e boas conversas. Uma das alunas está trabalhando no desafio de produzir um lenço para a Vó Benta. A artesã e professora Heloísa Helena ressalta o papel do artesanato. “Todas as conversas que temos, depois que o desafio é lançado, me fazem entender que o artesanato nos salva todos os dias”, destaca. Que tal preencher suas tardes de terça? Convide os familiares e amigos e vem pro TVB! 🧶
Biblioteca Pai José
Em cada Revista Digital TVB, dicas de obras para você conferir e viajar em novas histórias! A dica da semana é a nova leitura do projeto Leia+: “Aprender a falar com as plantas”, de Marta Orriols (Espanha, 2022). Na obra, a personagem Paula acredita que tem a rotina controlada: um relacionamento que já dura quinze anos, um trabalho como médica neonatologista, com a responsabilidade da vida nas mãos. Mas essa realidade desaba quando seu companheiro confessa que tem outra mulher e, horas depois, sofre um acidente fatal. Agora, ela precisa aprender a lidar com o luto, com o rancor, com a inaptidão para novos afetos e com um apartamento repleto de plantas deixadas por alguém que representava o seu laço humano mais íntimo 📖