Revista Digital
Edição #
15
28 de out. de 2024
à
3 de nov. de 2024
Além do foco no desenvolvimento da espiritualidade de todos aqueles que escolhem a Umbanda como caminho religioso, o Terreiro de Umbanda Vovó Benta também expande seu cuidado com o outro por meio de diversos projetos. Como já vimos por aqui, em outras edições da Revista, a Umbanda também é prática e atenção às necessidades humanas. O rezo, a cura, os saberes ancestrais vão além das giras; nos abastecemos desse amor e desse conhecimento para, então, espalhar sementes por onde passamos. Isso não acontece apenas para umbandistas, mas com todos aqueles que, independente da religião, também comprometem-se todos os dias com o bem e o amor.
Quando esse entendimento está presente desde a infância, nosso desenvolvimento humano, a caminhada se torna ainda melhor. Além do Projeto X e da Escolinha de Umbanda, o TVB também está presente em convites para falar da religião. Na última terça-feira, Mãe Lilian de Iemanjá esteve no Colégio Bom Jesus, para falar com alunos do 9º ano que cursam a matéria sobre Ensino Religioso. Nesta 15ª edição da Revista Digital TVB, você confere mais sobre essa visita especial, além dos destaques dos projetos culturais, esportivos, terapêuticos e solidários que o Terreiro Vovó Benta promove para a comunidade. Confira os detalhes da última semana e vem pra Casa da Vó! 👵🏾🩵
Giras
Gira de Segunda (Mãe Lilian)
Na segunda-feira, o terreiro vibrou intensamente na gira! A abertura foi marcada pelo axé dos caboclos, que trouxeram energias de renovação. A cada passe, parecia que os caboclos conversavam de alma para alma. Após, a gira seguiu com a presença dos caboclos de Oxóssi, um momento de conexão com o conhecimento ancestral, reforçado pelos Pretos Velhos e os Erês que estiveram em terra para o bate-folhas. Esse trabalho trouxe uma energia de leveza, criando uma atmosfera de acolhimento. Cada folha, cada aroma e cada toque continham o poder do recomeço, como se o próprio terreiro fosse um imenso jardim de força e cura. Na segunda parte da gira, após as consultas, Seu Sete Pedreiras assumiu, intensificando o trabalho e cruzando todas as guias de Xangô dos médiuns com uma firmeza impressionante. Os Otás, pedras sagradas colhidas nos rios e cruzadas na força de Xangô, completavam o ritual. Cada médium, ao receber sua pedra, sabia que possuía ali um ponto de força, um elemento de ligação direta com Xangô, podendo acender uma vela sobre ela sempre que necessitasse de sua proteção e firmeza. Kaô Kabecilê!
Gira de Terça-Feira (Pai Gustavo)
Pai Gustavo esteve afastado por motivos médicos, então focamos nossas intenções e vibração de cura e restabelecimento de sua saúde. Mãe Cristina iniciou os trabalhos da noite com uma bela reflexão sobre a força, ação e atuação dos Boiadeiros na Umbanda. O foco maior da reflexão foi nos movimentos e força que essa linha tem. Movimento sim, e não só do laço que recolhe os bois, que os traz de volta para o caminho quando se desgarra. Movimento de acompanhar o nascer do sol e fazer do seu dia o proveito. O movimento do respeito da natureza por onde passam. Movimento de colocar nas mãos do divino aquilo que não se pode controlar e fazer a sua parte que cabe. Assim é como se deve viver e agir, fazer o que nos cabe. Terminando a reflexão, a corrente celebrou o fato de terem conseguido adquirir uma boa quantidade de cebolas para o projeto da Marmita Solidária. Os trabalhos continuaram com força e vigor, toda a assistência foi atendida, juntamente com os pets e seus tutores. Na segunda parte, o Boiadeiro João do Laço conduziu os trabalhos e as consultas aconteceram de forma suave e tranquila. Ao final, todos foram convidados para a oração e encerramento da gira.
Gira de Terça-Feira (Corrente Ilha do Mel)
Já na Ilha do Mel, a gira iniciou com a seguinte reflexão: Quais são suas metas? O que você pode fazer para realizá-las? Já agradeceu por tudo o que conquistou? E o que vai conquistar se houver determinação, resiliência e disciplina? Durante a reflexão, a corrente relembrou todas as conquistas e metas que todos anseiam, lembrando da força e coragem de Ogum que motiva a cada dia!
A primeira parte da gira foi conduzida por Seu Sete Flechas, que em cada gira ensina a sempre valorizar a arte do movimento, e também valorizar todo o passo da caminhada, incentivando os filhos da casa com sua força, amor e sabedoria a seguir seus sonhos, trilhar o caminho do bem e saber que a maior conquista é a paz de espírito e o amor que nasce no coração. Foram chamados os caboclos para a abertura do passe, unindo a força de Ogum, Oxóssi e Xangô. O passe de cura foi realizado pelos caboclos, curumins e a leveza de Oxum. Os trabalhos foram encerrados da primeira parte com a energia de Iansã, que também ampara, guia o filho perdido para o caminho certo com toda a sua devoção. Na sequência, foi iniciada a segunda parte da gira, com os caboclos de Ogum guiando o trabalho. As consultas foram realizadas e foi chamada a força de Xangô antes do encerramento. Os trabalhos foram realizados e terminamos com a benção final entre todos os filhos da casa. Salve todos os soldados de bem que labutam nesta casa em nome de Zambi! — como diz Seu Curumataí.
Gira de Quarta-Feira (Mãe Luane)
Mãe Luane abriu a gira refletindo sobre a importância de se estar equilibrado, com a mente serena para captar a energia da gira. Aprender a se equilibrar passa por aprender a olhar para os problemas e as alegrias. Dependendo do quanto se valoriza uma única flor, pode-se balancear seu peso com o de diversas pedras-problemas. Os trabalhos foram iniciados com a chegada do Seu Caboclo do Mar, acompanhado dos Caboclos de Ogum para a vibração das sete linhas. Depois, a força das águas salgadas de Iemanjá completaram a limpeza. As cirurgias espirituais foram realizadas pelo Povo do Fogo, Oxum e Erês. Na segunda parte da gira, Vó Ana falou sobre a passagem daqueles que amamos e a saudade - a morte. Em ensinamentos, explicou que mesmo com a distância física, a presença destes espíritos vive naquilo que fazemos e mantemos no mundo através de quem somos. Por isso, mesmo compreensível, a dor pela morte não tem razão de ser ou se transformar sempre em sofrimento. Nanã veio ao terreiro para aliviar a dor que a partida deixa nos corações dos encarnados. Após, os consulentes foram atendidos numa linda gira de Pretos Velhos.
Gira de Quinta-Feira (Mãe Lilian)
No primeiro momento, o terreiro dedicou-se às cirurgias espirituais, na qual os guias trabalharam com precisão e cuidado, limpando e restaurando as energias de quem precisava de auxílio. Assim que as cirurgias foram concluídas, foi a vez de Iansã, que desceu em sua plena força para realizar uma poderosa limpeza no terreiro e nos médiuns - Iansã, a senhora dos ventos, das tempestades e das batalhas, aquela que dissipa as energias estagnadas e abre caminho para o novo. Na segunda parte, o terreiro recebeu a forte presença de Maria Padilha das Almas. A mesa estava cuidadosamente preparada, enfeitada com bombons, morangos e vinho, um verdadeiro altar de devoção. Quando chegou, seu encanto era magnífico: dançante, carismática e cheia de magnetismo, ela envolveu a todos com seu charme. Trazia em seus movimentos e em seu olhar uma força que mesclava mistério e proteção, cada passo era um convite para confiar na sua energia poderosa. Em seguida, ela chamou em terra Exu Pimenta, seu companheiro, e juntos começaram a guiar o trabalho dos Exus da noite. Cada entidade foi chamada para atuar nos atendimentos, orientando e fortalecendo quem buscava ajuda. E os demais Exus deram continuidade no trabalho de coroação, tendo uma conversa direta com Maria Padilha das Almas.
Gira de Sábado (Mãe Luane)
As emoções estavam ainda mais intensas, pois era dia 2 de novembro, Dia dos Finados, um dia dedicado a homenagear os entes queridos. Logo no momento de reflexão, Mãe Luane falou sobre a importância de viver com alegria e, por mais que a saudade esteja presente, ela deve ser sentida e não vivida. Os trabalhos da tarde começaram com a força do Caboclo do Mar e seu escudeiro 7 Estrelas. O passe e a ferradura de cura foram realizados na força dos caboclos de Oxóssi e Jurema. Ao final da primeira parte, Ogum de Ronda se fez presente, auxiliando na força e energia do trabalho. No segundo momento, uma cruz foi feita no centro do terreiro para homenagear aqueles que não estão entre nós. Com a presença dos Pretos Velhos e Marinheiros, a emoção tomou conta de todos. E com a força dos Baianos, a noite foi encerrada com alegria.
Projetos esportivos
Dança do ventre
Aula temática de Halloween! As alunas capricharam na produção e aprenderam uma coreografia do tema. Tia Chiquinha (tia da aluna Solange, carinhosamente conhecida como Tia Chiquinha, e vinda diretamente de Paranavaí) também entrou no clima. Ela retornará para sua cidade, mas planeja prestigiar a festa de fim de ano do TVB! Nossas alunas também receberam três alunas para aula experimental, que vieram incentivadas pela emoção que sentiram com a apresentação do grupo TVB no espetáculo “Elas, Por Nós” - no teatro municipal de São José dos Pinhais 💃🏾
Dança cigana
O Halloween também esteve presente na Dança Cigana! A aula desta segunda-feira foi marcada por uma atmosfera festiva e inspiradora! Movimentos novos, música nova e as energias renovadas preencheram o encontro. As alunas presentes demonstraram dedicação, expandindo movimentos e ajudando umas às outras 🪭
Dança Afro Contemporânea
No encontro da semana, uma dedicação extra de toda alegria e agradecimento ao axé de cada um, em homenagem aos entes queridos que estão do outro lado! Dança Afro também é conexão consigo e com o sagrado! Conheça mais sobre nosso mais novo projeto cultural, procure a Secretaria TVB e movimente-se 🪘
Capoeira infantil
Mais uma etapa Torta na Cara da nossa gincana infantil "Eu quero aprender mais"! Os pequenos da Casa de Capoeira Vó Benta estão super envolvidos na gincana, que vai até o término do ano quando ganharem sua corda de capoeira. Além de ouvirem músicas, tocar pandeiro, atabaque, agogô e berimbau, sempre estão se movimentando, gingando e agora estudando sobre a capoeira. Esse momento do vídeo aconteceu em nosso último treino, com a alegria preenchendo o encontro.
O mais rápido ao tocar o caxixi respondia a pergunta; se acertasse, tinha o bônus de dar a torta na cara do coleguinha. Diversão, aprendizado e consciência corporal garantidos 🤸🏼
Capoeira adulto
Quinta e sábado foram dedicados ao aprimoramento da técnica de capoeira fluída. Através de sequências de movimentos que exigem controle corporal e leveza, nossos capoeiristas exploraram a sinergia entre corpo e mente - além da ligação com a respiração. A aplicação de conhecimentos da neurociência permitiu otimizar a aprendizagem e a execução dos movimentos, promovendo uma maior consciência corporal e um maior domínio sobre o próprio corpo 🤸🏾♂️
Projetos terapêuticos
Terapias integrativas
Equipes Lavanda e Capim-Limão conduziram mais uma semana de atendimentos no Santuário Vovó Benta! Ao todo, 29 terapeutas voluntários atuaram nas noites de terça e quarta-feira. Cada grupo prestou atendimento por meio das terapias integrativas e complementares, que envolvem a energia Reiki, a reflexologia e outras terapias simultâneas. Foram 72 assistidos presencialmente. Outras 99 pessoas também foram beneficiadas pela energia Reiki via atendimento à distância. Conheça o Santuário! Procure a Secretaria TVB, nossos terapeutas esperam você 🪻🍋
Tai Chi Chuan
Em cada aula, novas oportunidades para os praticantes aprimorarem suas habilidades e conectarem-se com a sabedoria ancestral. Na última aula, encontro dinâmico com novos movimentos e práticas - sempre baseados na Filosofia Taoísta, que traz muito equilíbrio e sabedoria ancestral! Os alunos seguem animados e engajados ☯️
Projetos sociais
Xepa e Feira Solidária
Você sabia que a Xepa e a Feira Solidária são projetos que caminham juntos? Um não existe sem o outro. É a coleta com nossos feirantes parceiros que garante alimentos de alto valor nutricional para nossa comunidade! Neste final de semana, nossos voluntários coletaram quase meia tonelada de hortifruti, entregues (em sua maioria) para as famílias que participam semanalmente fazendo sua feira nos pontos de distribuição. Confira os números da semana!
- Total Coleta Xepa Solidária: 469,90kg, sendo:
🥕 Destinado à Feira Solidária: 427,40kg
🍽️ Destinado à cozinha: 2,90kg
♻️ Destinado à compostagem: 39,60kg
Coleta de doações no Ceasa
O Ceasa, por meio do programa Banco de Alimentos Comida Boa também contribui com a alimentação diária de centenas de pessoas que são beneficiárias dos projetos Marmita Solidária, Sopa de Axé e Feira Solidária do TVB. Todas as quartas-feiras os voluntários do TVB coletam no CEASA as doações e trazem para a nossa Casa, onde são distribuídas para a cozinha e se tornam alimentos ricos em nutrientes, promovento a segurança alimentar.
Marmita Solidária
A Cozinha da Vó não para! Sempre com muito carinho, nossos voluntários preparam refeições ricas em amor e nutrientes para alimentarem o corpo e o espírito de todos aqueles que precisam. Venha ser um voluntário do projeto Marmita Solidária! Seja na preparação, empratamento ou entrega, sua ajuda é mais do que bem-vinda. Procure a Secretaria TVB e saiba mais como participar 🍝
Sopa de Axé
O projeto Sopa de Axé é uma expansão do Marmita Solidária e alimenta quem precisa com muito amor e valor nutricional! O projeto distribui refeições para famílias de Curitiba, do bairro Tatuquara. São mais de 100 refeições servidas diretamente de caixas azuis (hot box), com capacidade para 30l, próprias para transporte, armazenamento e conservação de alimentos com segurança. Das caixas, são servidas as porções nos vasilhames das famílias 🍲