Revista Digital
Edição #
16
4 de nov. de 2024
à
10 de nov. de 2024
Matéria destaque! ✨
Último aniversário solidário do TVB, em 2024, celebra a vida de quatro crianças do Lar Moisés
"Toda possibilidade de celebrar a vida é uma festa! Aplaudir a existência desses pequenos é sempre um gratificante aprendizado". É assim que o Pai Amilton descreve o projeto Niver Solidário, do Terreiro de Umbanda Vovó Benta. Mensalmente, um grupo de voluntários leva um momento de alegria e celebra a existência das crianças aniversariantes do Lar Moisés - no Cajuru, em Curitiba/PR.
As visitas dos voluntários levam amor e carinho às crianças em momentos difíceis. Com comidas e bebidas típicas de aniversários, além de decoração festiva e presentes, a equipe proporciona um dia especial para quem tanto precisa. O projeto encanta o coração de Mãe Lilian e Pai Wilhiam.
"A alegria que eles nos recebem abastece os nossos corações. Hoje recebi, despretensiosamente, um presente de uma criança. Uma caneta “verde” para que eu anote os aniversários de todas as crianças de lá. Antes de sair ela me perguntou se eu tinha guardado a caneta e disse que não era para eu esquecer", conta o Pai Amilton.
O projeto surgiu no ano passado, a partir de um pedido especial da Vó Benta, que sempre olha com carinho para os pequenos. Sorrisos infindáveis e alegria genuína não faltam em cada encontro.
Neste mês, o TVB realizou a última festa de 2024 para celebrar a vida de quem festeja o aniversário nos meses de novembro e dezembro. Em 2025, após o tradicional recesso do Terreiro, o projeto segue a todo o vapor e conta com a sua presença! Você pode ser um padrinho ou madrinha de uma das crianças. Para saber mais informações, acesse a página do projeto no site e procure a Secretaria TVB.
”… meu Bom Jesus, que a todos conduz! Olhai as crianças do nosso Brasil!”. Saravá a nossa Casa! Sarava Vovó Benta!
Até que ponto você exerce esse respeito com os outros e com você mesmo? Até que ponto você deve ir e o quanto você permite que venham até você? Nesta edição da Revista Digital TVB, Mãe Lilian nos traz uma reflexão sobre o respeito com o próximo e o quanto você permite que seja respeitado também.
Confira também os destaques da semana nos projetos do TVB: uma nova brincadeira na Escolinha de Umbanda, surpresas na aula de Dança do Ventre, uma visita especial no Projeto X e uma nova indicação de leitura na Biblioteca do Pai José. Veja essa e outras atualizações nesta nova edição e vem pra Casa da Vó! 🩵👵🏾
Giras
Gira de Segunda (Mãe Lilian)
Na gira de segunda-feira, Mãe Lilian fez a pergunta: "Já se amou hoje?". Ela convidou corrente e assistência para refletir sobre a importância do amor-próprio, que se manifesta de diversas maneiras e que cada um deve encontrar o caminho que mais ressoa com seu ser. Ela também destacou que não adianta nos doar aos outros se não cuidarmos de nós mesmos primeiro, e nos incentivou a perguntar todos os dias: "Eu já me amei hoje?". Após essa reflexão, a gira seguiu com os passes, conduzidos pelos caboclos e caboclas, que trouxeram renovação. O bate-folhas foi guiado por Vó Ana, preta velha que acompanha Mãe Luane, além de outros pretos velhos, que envolveram a assistência com sua sabedoria e carinho. Também tivemos a presença dos Erês e caboclos de Oxóssi. Após o bate-folhas, a energia de Ogum de Ronda se fortaleceu no terreiro. Seu Curumataí fez a ronda, caminhando por toda a assistência e retornando ao congá, trazendo sua proteção e força. Na segunda parte da gira, a energia se transformou com a chegada de Seu Martim Pescador, marinheiro de grande sabedoria. Ele trouxe ensinamentos e uma energia suave, que acalmou os corações e trouxe clareza. As consultas foram conduzidas pelos marinheiros, que ofereceram direcionamento, e ao final realizamos a ferradura, proporcionando mais um passe por eles.
Gira de Terça-Feira (Pai Gustavo)
E se não der certo? Foi assim que começou a reflexão do Pai Gustavo para a gira de terça-feira. Muitas vezes ficamos parados no tempo, imaginando coisas, gastando nosso tempo e deixando a vida passar. Quando chegamos ao momento que sonhamos, que era o nosso desejo, será que estamos verdadeiramente preparados? O que você tem feito da sua vida para mudar as coisas que você não gosta? O que você tem feito para sair de onde não deseja mais ficar? Se você tem se capacitado, se preparado, chega no momento, fez aparentemente tudo certo, mas não dá certo. E agora? Os questionamentos aparecem das formas mais variadas. O que fiz de errado? O que deixei de fazer? Por qual motivo a espiritualidade não me ajudou? E nesse exato momento até a sua fé pode se abalar. Isso é correto, deixar um acontecimento abalar sua fé? Existe uma frase para auxiliar nesse entendimento: "Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que jogou hoje". A espiritualidade sabe do que você precisa mais do que você acredita que deseja. Muitas vezes o que você acredita que precisa é apenas um desejo, e esse desejo não vai te fazer bem, vai só te prejudicar. Com o passar do tempo, você verá que as coisas podem dar certo, de outra forma, muitas vezes até diferente do que você imaginava, mas é o que será melhor para você. Acabando a reflexão, os trabalhos continuaram. Houve o momento do passe, da cura, e todos os pets e tutores foram atendidos. Iniciou a segunda parte, uma gira de Pretos Velhos. O amor e a sabedoria preencheram a casa. A energia da presença dos guias de luz foi contagiante. Todos que buscaram atendimento foram atendidos, e ao final corrente e assistência fizeram juntas a oração e o encerramento.
Gira de Terça-Feira (Corrente Ilha do Mel)
A reflexão nesta gira foi sobre como o conhecimento é importante, se tem oportunidade de aprender cada vez mais em todos os aspectos de sua vida, vá e conquiste essa meta. A importância de saber sobre a função que é desempenhada a uma mãe de santo, mãe pequena, capitães, ogãs, sambas e cambones. Foi iniciado o trabalho da primeira parte, com os caboclos de Ogum e Oxóssi emanando sabedoria, firmeza e dedicação para começarmos o passe de cura. O momento de cura foi feita pelo Povo do Fogo, caboclas de Iemanjá e curumins. Os trabalhos foram encerrados com a sagacidade e movimento de Iansã. Na segunda parte, os consulentes foram atendidos pelos caboclos de xangô. E para surpresa de todos, vieram os Baianos após os encerramentos das consultas, trazendo felicidade e amor. Em prosa com o povo da Bahia, valorizamos o sagrado feminino, a importância do amor-próprio em nossas vidas, lembrando de quantas vezes fomos feridas e deixamos oportunidades para trás. Um ensinamento que a Baiana deixou: sempre terá felicidade no seu caminho, se você se movimentar, buscar ela. O amor que você procura nem sempre vai ser os das pessoas ao seu redor, mas sim em você. Ele que irá te fortalecer e confortar. E é uma dádiva poder agradecer no espelho toda manhã por ser bela, bela de espírito, personalidade e aparência, por tudo que nossos e nossas ancestrais lutaram para podermos não largar oportunidades que trilharam nossos caminhos.
Gira de Quarta-Feira (Mãe Luane)
As giras de Exús e Pomba-Giras possuem um grande fluxo de pessoas e, nesta quarta, não foi diferente. Muitas pessoas buscam a força e a energia dos espíritos da linha de esquerda para as mais diversas resoluções amorosas, de trabalho, relações pessoais, etc. Mãe Luane iniciou a reflexão sobre reconhecer suas falhas e aprender com elas. A energia estava lá em cima. Após a chegada dos caboclos e estabelecida a força de Ogum, após o passe e limpeza energética à nossa querida assistência, iniciaram-se os trabalhos de cura através das macas. No segundo momento, uma super gira de Exús e Pomba-Giras para atendimento aos consulentes e fechamento da gira na força de Omolú.
Gira de Quinta-Feira (Mãe Lilian)
A noite começou com o passe, momento em que as entidades trabalharam para equilibrar e limpar o campo energético da assistência. O momento em seguida foi das cirurgias espirituais. Durante as cirurgias, cada pessoa recebeu tratamentos, conforme a orientação de Seu Curumataí. Essas cirurgias vão além do físico, tocam a alma e as energias mais sutis, ajudando na cura de diferentes dimensões do ser. Dependendo das necessidades de cada um, o caboclo pode orientar a feitura de amalás, uso de pedras, ou outros elementos sagrados para potencializar a cura. Na segunda parte da gira, foi ainda uma gira de caboclos, desta vez guiada por Seu Sete Pedreiras. Após as consultas, ele fez o cruzamento das guias de Xangô e dos otás da corrente, fortalecendo a conexão com a justiça e a proteção de Xangô. Ao final, Seu Sete Pedreiras guiou todos a uma reflexão sobre a justiça — lembrando que ela sempre será aquilo que é justo, acima de qualquer julgamento ou convenção. Essa verdade nos lembra de caminhar com integridade, confiando que o que é certo prevalece, independente das circunstâncias.
Gira de Sexta-Feira (Mãe Luana)
Projetos esportivos
Dança do ventre
Novas experiências nas aulas da semana. Nossas alunas foram convidadas a dançar sentadas! Com o exercício elas tiveram a oportunidade de praticar a dissociação de movimentos de tronco e membros superiores, isolando os quadris e membros inferiores. A dança proporciona uma vasta gama de possibilidades. Na Dança do Ventre, procura-se explorar de maneira lúdica e criativa 🪭
Dança Afro Contemporânea
Mais uma aula cheia de encantos, muito ritmo e alegria. A Dança Afro Contemporânea trabalha a expressão corporal por meio da dança, trazendo elementos da cultura africana - tão presente em nossa ancestralidade. Conheça mais sobre nosso projeto cultural, procure a Secretaria TVB e movimente-se 🪘
Projetos terapêuticos
Terapias integrativas
Equipes Lavanda e Capim-Limão conduziram mais uma semana de atendimentos no Santuário Vovó Benta! Ao todo, 37 terapeutas voluntários atuaram nas noites de terça e quarta-feira. Cada grupo prestou atendimento por meio das terapias integrativas e complementares, que envolvem a energia Reiki, a reflexologia e outras terapias simultâneas. Foram 79 assistidos presencialmente. Outras 131 pessoas também foram beneficiadas pela energia Reiki via atendimento à distância. Conheça o Santuário! Procure a Secretaria TVB, nossos terapeutas esperam você 🪻🍋
Yoga
Nesta semana, uma aula com foco no posicionamento e alinhamento de membros inferiores, observando a importância da pisada e apoio do pé. Relaxamento bom para fechar mais uma aula de Yoga no TVB! 🧘🏾
Tai Chi Chuan
Em cada aula, novas oportunidades para os praticantes aprimorarem suas habilidades e conectarem-se com a sabedoria ancestral. Na última aula, rico compartilhamento de conhecimentos entre os alunos, correlacionando as práticas de cura e autocura - como o Reiki e o próprio Tai Chi, que promovem a manutenção do nosso campo energético proporcionando equilíbrio ☯️
Projetos sociais
Xepa e Feira Solidária
Você sabia que a Xepa e a Feira Solidária são projetos que caminham juntos? Um não existe sem o outro. É a coleta com nossos feirantes parceiros que garante alimentos de alto valor nutricional para nossa comunidade! Neste final de semana, nossos voluntários coletaram quase meia tonelada de hortifruti, entregues (em sua maioria) para as famílias que participam semanalmente fazendo sua feira nos pontos de distribuição. Confira os números da semana!
Total Coleta Xepa Solidária - 788,60kg , sendo:
🥬Destinado à Feira Solidária: 674,40kg
🍽️Destinado à cozinha: 2,10kg
♻️Destinado à compostagem: 112,10kg
Marmita Solidária
A Cozinha da Vó não para! Sempre com muito carinho, nossos voluntários preparam refeições ricas em amor e nutrientes para alimentarem o corpo e o espírito de todos aqueles que precisam. Venha ser um voluntário do projeto Marmita Solidária! Seja na preparação, empratamento ou entrega, sua ajuda é mais do que bem-vinda. Procure a Secretaria TVB e saiba mais como participar 🍝
Sopa de Axé
O projeto Sopa de Axé é uma expansão do Marmita Solidária e alimenta quem precisa com muito amor e valor nutricional! O projeto distribui refeições para famílias de Curitiba, do bairro Tatuquara. São mais de 100 refeições servidas diretamente de caixas azuis (hot box), com capacidade para 30l, próprias para transporte, armazenamento e conservação de alimentos com segurança. Das caixas, são servidas as porções nos vasilhames das famílias 🍲
Projetos culturais
Projeto X
O encontro do último sábado foi voltado para discutir a autoestima e os planos de vida de cada integrante do Projeto X. Com apoio dos acadêmicos de psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, a expressão contou com desenhos e roda de conversa para condução do tema 💡
Escolinha de Umbanda
Depois das tradicionais firmezas no jardim dos Orixás e jardim dos Exus, é momento de brincar com o tempo e com a imaginação! A brincadeira escolhida para a semana foi Três Marias. Os pequenos, com sua simplicidade, aprenderam enquanto se divertiam. Assim é na Escolinha de Umbanda! Traga as crianças para nossos encontros aos sábados. Procure a Secretaria TVB para mais informações ✏️