top of page

Revista Digital

Edição #

18

18 de nov. de 2024
à
24 de nov. de 2024

"Pra ser Rainha não é só sentar no trono...

Pra ser Rainha tem que saber governar...


Sentada em seu trono, mandaram lhe chamar

Boa noite gente, Maria Padilha estava lá!"


O sábado 23 de novembro de 2024 foi um dia que raiou diferente para os filhos do TVB! Em mais de uma década de história da Nossa Casa de Fé, a primeira Gira em Homenagem à Dona Maria Padilha das Almas e às Pomba-giras aconteceu! Além dos atendimentos tradicionais como a defumação, a vibração das 7 linhas (passe) e vibração de cura, a gira destinou-se a acolher, abraçar e vivenciar a energia destes espíritos que trazem consigo algo tão único e inestimável: a energia potente do feminino!


Já ao chegar no terreiro, na incorporação em Mãe Lilian, d. Maria Padilha das Almas nos brindou com conhecimentos valiosos! Demonstrou toda sua força amorosa e explanou sobre o preconceito ainda tão vivo dentro de muitos ao ver um médium homem receber um espírito feminino - ao servir aos espíritos, a sexualidade do médium não se transforma ou potencializa algo que não lhe cabe! Um homem incorporado com pomba-gira (ou outro espírito feminino) não é menos másculo ou é incerto sobre quem se é - está servindo como mediador para que um espírito iluminado possa trabalhar e auxiliar quem precisa - e nada mais.


Após mais alguns trabalhos espirituais realizados, como as consultas (todas com as guardiãs pomba-gira), mais e mais sabedorias foram postas à todos. O valor do espírito como individuo que deve aprender a se valorizar, sem depender emocional ou financeiramente de outrem - pois quando se vive desta forma, vende-se seu valor, sua vida e sua felicidade pela aprovação e felicidade que o outro deve sentir por si mesmo. Caminhar juntos (independente se em duas, três ou mais pessoas em um relacionamento) é partilhar e crescer em conjunto, jamais depender.


Brindando à noite e a vida de cada um dos presentes, de seu modo peculiar, único e marcante, D. Maria Padilha reforçou: nenhum espírito cabe uma letra, em um rótulo, em um conceito. Viver é ser livre para escolher o que lhe é melhor e honrar a quem se é, sem se dobrar para encaixar em pequenos espaços ou tentar se esticar para cobrir ausências de outros. Se assim você é, o jeito é ser! Buscando melhorar para si e vivenciar a felicidade em todos os processos.


E pra quem esteve presente, quando precisar, basta lembrar...


"Ê Padilha... Você é namoradeira!

Casou-se com S. Tranca Ruas, com S. Marabô e S. Exu Caveira...

Ê Padilha!"


Saravá!

Laroyê!

Mojubá!

Giras

Gira de Segunda (Mãe Lilian)

A semana de giras do TVB começou com a força dos caboclos na corrente de segunda-feira de Seu Curumataí, trazendo um passe que envolveu o Terreiro em uma atmosfera de cura. Em seguida, o bate-folhas agiu com o propósito específico de combater a ansiedade e a depressão. A energia das folhas, cuidadosamente manuseadas e canalizadas, serviu como um alívio para as tensões acumuladas, promovendo equilíbrio emocional para os presentes. Após o intervalo, a noite retornou com um momento especial: a coroação dos Exus. Foi um instante profundo de troca, onde cada Exu (Guias dos médiuns de atendimento) teve a oportunidade de se apresentar ao terreiro, compartilhando sobre o trabalho que realiza, a força que carrega e a missão que desempenha. Esses discursos não apenas ofereceram conselhos ao coletivo, mas também trouxeram orientações valiosas para seus cavalos (como são chamados os médiuns), ajudando no aprimoramento da conexão entre ambas as partes. Esse momento de troca foi uma aula sobre a importância e a diversidade da atuação dos Exus dentro da espiritualidade. Conhecer mais sobre cada linha de trabalho ampliou a compreensão e o respeito por suas funções, reforçando o senso de união e aprendizado entre todos.



Gira de Terça-Feira (Pai Gustavo)

Até quando você protela uma decisão? Esse foi o início da reflexão da gira de terça-feira. Pai Gustavo mencionou que muitas vezes deixamos de nos posicionar perante situações cotidianas e isso acaba trazendo uma frustração. Questionou os filhos e a assistência sobre todas as decisões que já passaram e todas as que deixaram passar. Muitas vezes esperamos o momento perfeito, com garantias de que não terá nenhum risco, mas é justamente neste momento em que a vida passa perante nossos olhos. Continuou alertando que por vezes, uma palavra amiga mudou o curso da vida da pessoa, que fez ela despertar para o aqui e o agora. Onde buscamos esse ombro amigo? E mais importante do que isso, deixamos que os outros nos digam o que fazer? Lembrou que a vida é bela, pela sua magnitude, mas que somos herdeiros de nós mesmos, por nossas próprias decisões e omissões. Ao finalizar a reflexão, houve início da primeira parte da gira, sob a direção do Caboclo Ubirajara, com o passe e o atendimento aos pets e durante uma breve reflexão externalizou sobre a necessidade de estarmos sempre com bons pensamentos e levando nosso melhor para a gira, ainda que existam problemas e pedras no caminho, estas nunca poderão ser maiores do que nossa fé, foco e persistência em conquistar um objetivo. Que tal um desafio? Se você leu até aqui, vá no grupo da sua gira e envie uma mensagem dizendo: “Saravá nossa casa!”. A segunda parte foi Gira de Caboclos, comandada pelo Caboclo de Ogum Tucuaré Peti. As consultas foram finalizadas e todos foram atendidos. Para encerrar a gira, a assistência foi convidada a entrar na área de gira para a oração final e encerramento.



Gira de Terça-Feira (Corrente Ilha do Mel)

Ouvindo o coro do atabaque, rezas e cantos que ecoam como as ondas da mãe d’água na Terra das Águas, a corrente iniciou os trabalhos da gira com luz de cada vela acendida com diversas intenções. Lembraram também do que a Vó Benta já citou em uma gira — sobre o poder da oração. Após a chegada de Seu Sete Flechas, foram chamados os caboclos de Ogum emanando sua força propulsora. O passe de cura foi realizado pelos caboclos de Oxóssi, curumins e caboclas de Oxum, unindo essas três energias durante a ferradura de cura sentimos a força de vontade e sabedoria dos caboclos, os curumins trazendo alegria e bondade, caboclas de Oxum a vitalidade, o amparo e conforto para todos os corações. Fechados os trabalhos da primeira parte, após a subida de Iansã. Foram chamados os Pretos e Pretas Velhas com belos cantos, depois que a Vó Sabina chegou em terra, as consultas foram efetuadas com a sabedoria, humildade e amor dos Pretos Velhos e então foi fechada a gira com a benção final e um abraço caloroso entre a corrente mediúnica e os assistentes.



Gira de Quarta-Feira (Mãe Luane)

Na última quarta feira, Mãe Luane iniciou a gira com a reflexão de realizar o que se propõe, através dos objetivos estipulados, independentemente dos percalços e falhas causados por nós ou por algo que não dependa diretamente de nossas ações. O Caboclo do Mar em terra, conduz os trabalhos com determinação ímpar, para que todos possam ser atendidos e acolhidos como a Vó nos ensina. Ao Segundo Momento, a força dos Boiadeiros e Baianos fizeram presente com a força da alegria e da família, para os atendimentos a nossa querida assistência. Os espíritos trouxeram o ensinamento sobre consciência, palavra esta, diretamente relacionada a respeito e amor, pois através de cada uma delas, pois através do respeito, se adquire consciência até chegar ao amor.


Gira de Quinta-Feira (Mãe Lilian)

A gira de quinta trouxe um ensinamento antes mesmo de começar. Com a luz elétrica interrompida, o terreiro mostrou que a verdadeira energia vem de dentro. À luz de velas, o espaço não apenas permaneceu funcional, mas resplandeceu em beleza. Essa experiência lembrou que, mesmo diante de obstáculos, podemos seguir em frente com força e fé, transformando adversidades em momentos extraordinários. A gira teve início com as orações iniciais, que preparam não apenas o ambiente, mas também a todos os presentes. A defumação trouxe limpeza, enquanto o pãozinho da Vó simbolizou um alimento para o espírito, nutrindo e fortalecendo a energia de cada um. O trabalho se iniciou com caboclos e caboclas que realizaram os passes. Em seguida, as cirurgias espirituais foram realizadas. Na segunda parte, a força e a sabedoria dos Pretos Velhos tomaram conta. Durante a gira, a vó compartilhou um conselho que tocou a todos: “Fio, ocê não pode perder tempo, ocê tem que ganhar tempo. Quem tem esperança demais fica na espera, esperando que o ano que vem, a semana que vem, e sempre o “que vem” irá resolver tudo. Mas o que importa mesmo é o que a gente faz hoje, no presente. Foi um chamado à ação e à consciência.



Gira de Sexta-Feira (Mãe Luana)

O tema levantado por Mãe Luana durante a reflexão foi sobre o conceito de fé. Entre diversos significados possíveis, podemos entender a fé como um processo de compreender, confiar e aprender. A fé está no aprendizado, na busca pela compreensão e na confiança de que as adversidades que enfrentamos na vida são, na verdade, oportunidades de crescimento. Na sexta-feira, todos os presentes puderam refletir sobre esse conceito. Mas e para você, qual é o seu conceito de fé? Com a chegada de S. Serra Negra, a gira foi iniciada com a limpeza e transmutação de Iansã. Nos trabalhos de vibração, as energias de firmeza e cura dos caboclos de Ogum e Oxóssi se combinaram, seguidas pela força das águas das caboclas de Iemanjá e Oxum. A assistência recebida no momento da ferradura, recebeu passes com os caboclos de Xangô, Erês e Curumins. A primeira parte dos trabalhos foi finalizada e marcada pela purificação e transformação de Nanã. Na segunda parte, Exu do Ferro trabalhou a confiança dos médiuns de atendimento, preparando a energia e a todos os presentes a vibrar na linha da esquerda, para que todos os consulentes presentes recebessem as mensagens de direcionamento e proteção dos Exús.



Sábado - Gira Especial de D. Maria Padilha (Mãe Lilian)

Projetos esportivos

Dança do ventre

Equilíbrio e força em movimento! Em busca de um aprimoramento constante, as alunas do projeto de Dança do Ventre exploraram nesta semana a técnica da espada. Essa ferramenta auxilia no desenvolvimento da consciência corporal, do equilíbrio e da força. A sequência de exercícios, baseada na dissociação de movimentos, proporcionou às alunas maior domínio do corpo pela consciência corporal.



Dança cigana

Segunda-feira também marcada pela energia contagiante das alunas de Dança Cigana Artística. Reunidas para mais um ensaio, as alunas demonstraram dedicação e entusiasmo, trabalhando em conjunto para aperfeiçoar a coreografia que será apresentada no dia 13 de dezembro. O que será que vem por aí? O clima descontraído e o apoio mútuo tornam ainda maior a união desse grupo!



Dança Afro Contemporânea

Mais uma aula cheia de energia com a Dança Afro Contemporânea! Além do ensaio de movimentos e passos, a aula também foi um convite à diversão e à percepção da ancestralidade. Momento para encontrar ou até criar axé por meio da dança!



Capoeira infantil

O processo de aprendizagem de uma criança no meio esportivo, se dá através dos movimentos repetitivos. Toda vez que uma criança repete uma atividade, reforça suas conexões neurais - como por exemplo o fato de assimilar músicas ao movimento. Na casa de capoeira Vovó Benta costuma-se trabalhar dessa forma, apresentando músicas e objetos que remetem ao ensino de um golpe de capoeira.

Funciona super bem e os pequenos adoram! Procure a Secretaria TVB para mais informações sobre os treinos e traga sua criança!



Capoeira adulto

Em dezembro, o TVB realiza mais uma festa da capoeira! Você confere os detalhes em breve, em nossa Revista Digital TVB. Enquanto isso, nossos capoeiristas seguem fortalecendo a movimentação e a roda, na busca para desenvolver a memória de jogo!



Projetos terapêuticos

Terapias integrativas

Equipes Lavanda e Capim-Limão conduziram mais uma semana de atendimentos no Santuário Vovó Benta! Ao todo, 29 terapeutas voluntários atuaram nas noites de terça e quarta-feira. Cada grupo prestou atendimento por meio das terapias integrativas e complementares, que envolvem a energia Reiki, a reflexologia e outras terapias simultâneas. Foram 68 assistidos presencialmente, além de 3 pets. Outras 133 pessoas também foram beneficiadas pela energia Reiki via atendimento à distância. Conheça o Santuário! Procure a Secretaria TVB, nossos terapeutas esperam você





Projetos sociais

Xepa e Feira Solidária

Você sabia que a Xepa e a Feira Solidária são projetos que caminham juntos? Um não existe sem o outro. É a coleta com nossos feirantes parceiros que garante alimentos de alto valor nutricional para nossa comunidade. E o projeto continua crescendo! Nossa equipe de voluntários iniciou neste final de semana as entregas no novo ponto de apoio, localizado no Jardim Acrópole, em Curitiba. A organização contou com a participação de 27 voluntários, que se dedicaram incansavelmente à coleta, separação e entrega dos alimentos. Essa mobilização é fundamental para garantir o sucesso do nosso projeto, que acontece todos os domingos, oferecendo alimentos nutritivos com muito amor para quem mais precisa! Confira os números da semana:

Total Coleta Xepa Solidária - 664,50kg, sendo:

🥬Destinado à Feira Solidária : 578,80kg

🍽️Destinado à cozinha : 23,60kg

♻️Destinado à compostagem: 62,10kg





Marmita Solidária

A Cozinha da Vó não para! Sempre com muito carinho, nossos voluntários preparam refeições ricas em amor e nutrientes para alimentarem o corpo e o espírito de todos aqueles que precisam. Venha ser um voluntário do projeto Marmita Solidária! Seja na preparação, empratamento ou entrega, sua ajuda é mais do que bem-vinda. Procure a Secretaria TVB e saiba mais como participar 🍝



Sopa de Axé

O projeto Sopa de Axé é uma expansão do Marmita Solidária e alimenta quem precisa com muito amor e valor nutricional! O projeto distribui refeições para famílias de Curitiba, do bairro Tatuquara. São mais de 200 refeições servidas diretamente em hot boxes, com capacidade para 30l, próprias para transporte, armazenamento e conservação de alimentos com segurança. Das caixas, são servidas as porções nos vasilhames das famílias 🍲


18/11 - Equipe Risoto (segunda-feira)

19/11 - Entrega da Equipe Sopa de Feijão (terça-feira)

21/11 - Equipe Yakisoba (quinta-feira)

22/11 - Equipe Macarrão com Legumes (Sexta-feira)

23/11 - Equipe de Sábado - Cassoullet