Revista Digital
Edição #
19
25 de nov. de 2024
à
1 de dez. de 2024
Encerramos novembro com uma celebração especial: comemoramos a vida de Mãe Lilian de Iemanjá, dirigente geral do Terreiro Vovó Benta. E para marcar a data, os médiuns da Casa da Vó prepararam uma surpresa com muito carinho, que relembra momentos marcantes da trajetória do Terreiro - incluindo não só as giras, mas também os projetos solidários e festas de confraternização do TVB. Celebramos não só mais um ano de vida carnal que passa da nossa Mãe de Santo, mas também um novo ciclo de alegrias, aprendizados e conquistas que vem pela frente - com a graça divina de estar ao nosso lado, orientando, ensinando, compartilhando cada ensinamento.
Nesta edição da Revista Digital do TVB, você assiste na integra a surpresa especial que nossos médiuns prepararam para Mãe Lilian. Também fica ligado nos acontecimentos da semana em nossos projetos sociais, culturais e esportivos, além dos detalhes de cada gira do Terreiro. Quer mais? Tem nova indicação de leitura na Biblioteca Pai José, atualizações do projeto Leia+ e algumas dicas do que vem por aí na festa de fim de ano da Casa da Vó. Confira os destaques da semana e boa leitura!
Giras
Gira de Segunda (Mãe Lilian)
Na segunda-feira, a corrente da segunda-feira de S. Curumataí vivenciou uma gira repleta de energia em nossa casa espiritual. A noite começou com a defumação, que purificou o ambiente e a todos. Em seguida, passamos pelo passe energético e pelo ritual do bate-folhas, momentos que trouxeram equilíbrio, leveza e a renovação emanada pela força dos orixás. Na segunda parte da gira, voltada às vibrações dos caboclos, fomos surpreendidos de forma especial: a Vovó Benta veio em terra, presenteando-nos com sua presença acolhedora e cheia de sabedoria. Sua chegada marcou o início de um importante trabalho espiritual voltado às famílias. Durante sua manifestação, Vovó Benta nos emocionou com ensinamentos profundos, ressaltando o valor do cuidado mútuo, do respeito e do amor. As consultas desse dia foram realizadas pelos caboclos, que trouxeram as orientações necessárias aos consulentes. Uma gira que ficará marcada como um encontro de cura, aprendizado e bênçãos inesquecíveis – abrindo os trabalhos da semana no TVB.
Gira de Terça-Feira (Pai Gustavo)
A gira da corrente de terça começou com as reflexões de Pai Gustavo de Oxossi, levantando questionamentos como: "Quem é você? O que você vem fazer aqui? O que você vem oferecer?". Após as reflexões e os recados, a primeira parte da gira começou, sob o comando do Caboclo Ubirajara, com o atendimento dos pets e seus tutores pela vibração das Sete Linhas. Na segunda parte, guiada com a força de todo o povo d’água, Seu Zé Ferino esteve em terra para comandar a gira de Marinheiros, na qual ocorreram as consultas. Ao final, a assistência foi convidada para adentrar a área de gira para participar da oração final.
Gira de Terça-Feira (Corrente Ilha do Mel)
A corrente da Ilha do Mel começou mais uma semana agradecendo a graça divina de poder estar mais em uma cangira no TVB, com as luzes do sol reluzindo em frente ao congá, os cantos dos pássaros e o sentimento de conexão com a força ancestral das matas. A gira começou com uma breve reflexão sobre as memórias, especialmente as memórias alegres, que nos fazem sorrir e ser feliz hoje, relembrando de todas elas, trazendo todas as lembranças com muito amor. Ao finalizar a reflexão, os trabalhos da primeira parte se iniciaram, conduzidos por Seu Sete Flechas convocando os caboclos, unificando a firmeza e rigidez de Ogum, virtude e a força da pisada de um caboclo de Oxóssi, além da justiça dívida de Xangô, para conduzirem o passe. O momento de cura também contou com os curumins, e foi destinada ao acolhimento, à força que habita no interior de cada um e o afastamento dos pensamentos angustiantes que faziam morada. Para fechar os trabalhos da primeira parte, a corrente recebeu a energia de transmutação guiada por Iansã. Sob a direção de Vó Sabina, a segunda parte da gira foi iniciada, com atendimento dos consulentes pelos Caboclos de Ogum. O povo Cigano também esteve em terra, trazendo a alegria, a revitalização e libertação das mágoas, do perdão e do amor próprio.
Gira de Quarta-Feira (Mãe Luane)
Mãe Lu iniciou a reflexão provocando pensamentos sobre como você está vivendo e qual é a maneira de levar a vida. A vida é passageira, e não devemos deixar que seja um, sete ou trinta dias; a vida é agora, a vida acontece agora. Não podemos permitir que seja como a música "Deixa a Vida Me Levar"; você tem o poder de fazer acontecer. Faça, planeje e projete o futuro.
Com o Caboclo do Mar em terra, os atendimentos de maca ocorreram em duas rodadas, e todos foram atendidos com carinho e respeito pelo Povo do Fogo. No segundo momento, Vó Ana nos ensinou que, através da sabedoria, aprendemos a ouvir mais, observar mais, para que possamos falar e nos expressar com consciência.
Gira de Quinta-Feira (Mãe Lilian)
Já na gira de quinta-feira, a primeira parte trouxe vivências profundas de amor e cura. As cirurgias espirituais foram realizadas com a força do Povo do Fogo e dos Caboclos. A segunda parte foi realizada com o atendimento dos Exus e em seguida limpeza com Exus Mirins. Também foi realizada mais uma etapa importante da Coroação com Exu onde os médiuns afinizam e aprofundam a sua relação e conhecimento com o seu guia espiritual na linha da esquerda, aprendendo ainda mais sobre seu trabalho e firmando o seu desenvolvimento para permitir a atuação genuína dos espíritos durante os atendimentos. S. Tata Caveira exortou a todos para manter a mentalidade firme, aberta e voltada para o bem, destacando que muitas vezes a principal barreira entre o que cada um busca e o seu objetivo está na atitude pessoal. Ao final, aplaudimos a existência da Mãe Lilian de Iemanjá com os parabéns pelo seu aniversário.
Gira de Sexta-Feira (Mãe Luana)
A gira de sexta iniciou com as palavras de Mãe Luana, que compartilhou um ensinamento recebido de Pai José: "Quem era você antes de entrar na Umbanda?" Essa pergunta levou a corrente a refletir sobre a ansiedade que aflige, especialmente médiuns que esperam soluções imediatas e respostas rápidas para os problemas. Mãe Luana reforçou que um dos maiores ensinamentos que a Umbanda nos proporciona é aprender a viver em comunidade, praticar empatia e ter paciência com quem nos cerca, além de estar com o coração aberto para os processos de aprendizado que a vida nos oferece. Após a reflexão e vibração com os caboclos de Xangô, S. Serra Negra falou sobre o nosso merecimento, pois, muitas vezes, os encarnados não se sentem dignos de aceitar os bons frutos da espiritualidade. S. Serra explicou que o que os espíritos desejam de nós é a ação e a consciência plena. Orientou a olhar para o alto, olhar para o divino e nos reconhecermos na bondade, pois aqueles que agem com a consciência e a plenitude de ser melhor para si próprios e para o próximo são abençoados. Na segunda parte da Gira de Caboclos, comandada por S. Sete Estrelas, os atendimentos ocorreram na força de Ogum, para que todos os consulentes recebessem mensagens de orientação e clareza, auxiliando cada a seguir em frente com mais confiança e determinação em sua jornada.
Gira de Sábado (Mãe Luane)
No último sábado, tivemos o privilégio de iniciar a primeira parte da Gira com a doce presença da querida Vó Ana. Com sua simplicidade e sabedoria, ela conduziu o passe com os caboclos de Ogum, Xangô e Oxóssi, além de realizar o bate folhas com a força dos Pretos e Pretas, a alegria dos Êres e a cura trazida pelas Mães das Águas. A vinda de Vó Ana foi puro amor e aprendizado. Ela nos mostrou que muitas das dores que carregamos no peito precisam ser liberadas e que, muitas vezes, a cura vem através do afeto e do acolhimento. Na segunda parte da Gira, a dança do povo cigano tomou conta. Com sua energia fluida e vibrante, eles trouxeram atendimento à assistência. Ao final da Gira, ficou a lição dos ciganos sobre enxergar a vida com leveza. Eles nos ensinaram que, mesmo nos desafios que enfrentamos, há sempre uma oportunidade de aprendizado. Nem tudo precisa sair conforme o planejado para trazer valor e crescimento às nossas jornadas.
Projetos esportivos
Dança do ventre
A aula de segunda-feira foi marcada pela emoção dos primeiros ensaios da nova coreografia, feita especialmente para a Festa do S. Zé. Nossa alunas estão preparando uma homenagem para fechar o ano com chave de ouro! Já na aula de sexta-feira, a turma teve um ensaio especial com as alunas utilizando acessórios que farão parte da homenagem 💃🏽
Dança cigana
Mais uma aula de Dança Cigana Artística com muita alegria, descontração e aprimoramento dos movimentos. A turma também está preparando uma coreografia para marcar presença na festa de fim de ano do TVB. O que será que vem por aí? 🪭
Dança Afro Contemporânea
A Dança Afro Contemporânea funde ritmos ancestrais com a expressão moderna, conectando corpo, alma e cultura. Cada movimento traz a força das tradições, reimaginando a ancestralidade e revelando a essência da liberdade. É uma dança que vibra com a energia da ancestralidade, enquanto inventa novas formas de expressão no presente. Venha conhecer! Aulas aos sábados, às 19h, com a professora Jeane. Procure a Secretaria TVB para mais informações 🕺🏾
Capoeira infantil
O TVB segue envolvendo nossos pequenos com a capoeira como herança cultural de forma segura, divertida e saudável. Contribuindo para o desenvolvimento físico e mental através de movimentos que fazem parte da nossa cultura. Mais do que uma simples atividade física, a capoeira envolve ritmo e jogo em equipe 🤸🏽♂️
Capoeira adulto
Encontro especial na capoeira! Proposta de aula para avançar física e mentalmente através do ritmo e expressão corporal – que se conectam com a ancestralidade. Dia de ganhar fôlego e resistência na didática de roda treino em reconexão 🤸♀️
Projetos terapêuticos
Terapias integrativas
Noites de muito acolhimento no Santuário Vovó Benta! As equipes Lavanda e Capim-Limão conduziram mais uma semana de atendimentos, representadas por seus 24 terapeutas voluntários - que atenderam, por meio das terapias integrativas e complementares, 62 assistidos e 2 pets presencialmente. Outras 109 pessoas também foram beneficiados pela energia Reiki via atendimento à distância. Conheça também o Santuário e as terapias oferecidas, nossos terapeutas esperam você 🪻🍋
Tai Chi Chuan
Mais uma sexta com a força e concentração dos nossos alunos! O encontro contou com gravação da prática do Kati pela turma – que marcou presença mesmo com a chuva. Dedicação e comprometimento sempre presentes 🧘🏽♀️
Projetos sociais
Xepa e Feira Solidária
Você sabia que a Xepa e a Feira Solidária são projetos que caminham juntos? Um não existe sem o outro. É a coleta com nossos feirantes parceiros que garante alimentos de alto valor nutricional para nossa comunidade! Neste final de semana, com a ajuda e zelo de todos os voluntários, quase 700kg de alimentos foram entregues para as famílias que participam semanalmente fazendo sua feira. Confira os números desse final de semana:
Total Coleta Xepa Solidária - 638,90kg, sendo:
🥬 Destinado à Feira Solidária: 593,90kg
🍽️ Destinado à cozinha: 10,40kg
♻️ Destinado à compostagem: 68,60kg
Marmita Solidária
A Cozinha da Vó não para! Sempre com muito carinho, nossos voluntários preparam refeições ricas em amor e nutrientes para alimentarem o corpo e o espírito de todos aqueles que precisam. Venha ser um voluntário do projeto Marmita Solidária! Seja na preparação, empratamento ou entrega, sua ajuda é mais do que bem-vinda. Procure a Secretaria TVB e saiba mais como participar 🍝
Sopa de Axé
O projeto Sopa de Axé é uma expansão do Marmita Solidária e alimenta quem precisa com muito amor e valor nutricional! O projeto distribui refeições para famílias de Curitiba, do bairro Tatuquara. São mais de 200 refeições servidas diretamente de hot boxes, com capacidade para 30l, próprias para transporte, armazenamento e conservação de alimentos com segurança. Das caixas, são servidas as porções diretamente para os vasilhames das famílias.
Entrega Terça-feira
Entrega Quinta-feira
Entrega Sexta-feira
Entrega Sábado
Projetos culturais
Projeto X
Mais uma tarde de entrevistas em que o Projeto X prepara o Repórter TVB, explorando os personagens dos projetos! Não se trata apenas de produzir um material audiovisual, mas fazer com que o jovem direcione seu olhar para o seu entorno, exercite o ouvir dos mais velhos e tenha foco em detalhes que muitas vezes passam despercebidos.
Leia+
O Leia+ reuniu alguns dos participantes do grupo no último domingo para debater o livro do último mês, Gay de Família. O encontro rendeu um ótimo tempo de convivência com trocas de ideias profundas e inspirações diversas sobre as emoções geradas pela leitura. Ao final, a foto do encontro foi registrado aos pés da Araucária - característica do Terreiro Vovó Benta.