Revista Digital
Edição #
20
2 de dez. de 2024
à
8 de dez. de 2024
Nesta semana, um espírito especial esteve em terra para um lembrete breve e fundamental: ”a alegria sempre está em nossas mãos”, pontuou Seu Pena Branca, caboclo que guia Mãe Lilian na linha de Oxóssi. Nem sempre acreditamos que temos o poder de nos alegrarmos, pela nossa própria vontade, e acabamos terceirizando essa capacidade. Alegrar-se, mesmo com o pouco, poderia ser considerado um princípio fundamental em nossa vida; ser posto quase como um objetivo diário: “alegrar-se sempre, mesmo que sozinho, independente dos dissabores da vida”. Afinal, a alegria está em nossas mãos. S. Pena Branca ainda lembra: é preciso cuidar para que essa alegria não desconsidere o que está em seu coração e que você saiba o caminho que busca percorrer – e principalmente: quem você é.
Além da passagem de seu S. Pena Branca pelo Terreiro nesta semana, a nova edição da Revista Digital TVB traz os destaques da penúltima semana da nossa Casa – antes de entrarmos no tradicional recesso. Tem ensaios a todo vapor nos projetos culturais, novidades no Projeto X, além de mais uma colheita produtiva do projeto Xepa Solidária. Confira na íntegra nosso resumo dos últimos dias e vem pra Casa da Vó! 👵🏾🩵
Giras
Gira de Segunda (Mãe Luane)
Casa agraciada com mais uma gira cheia de luz e ensinamentos. Devido a um compromisso de Mãe Lilian, a gira foi conduzida por Mãe Luane de Iemanjá. A primeira parte da gira, conduzida pelo Caboclo do Mar, trouxe a força dos caboclos para os passes e o momento de cura com o tradicional e sagrado bate-folhas. Atendendo aos pedidos de Vó Benta, Vó Ana esteve em terra para conduzir a segunda parte da gira. Com seu carinho, ela saudou a todos espalhando beijos com as mãos, emanando cuidado e afeto. Após os atendimentos aos consulentes, um trabalho dedicado às famílias foi realizado. Nele, cada participante trouxe flores. A espiritualidade aproveitou o momento para compartilhar mensagens sobre respeito, amor, cuidado e as virtudes que devemos cultivar em nossos lares e nas relações com aqueles que amamos.
Gira de Terça-Feira (Pai Gustavo)
A gira de terça-feira teve uma configuração diferente. A corrente do caboclo Ubirajara contou com o Pai Gustavo participando da Engoma, dando um suporte para a condução energética do dia. Na primeira parte, os trabalhos foram conduzidos pela Mãe Cristina, guiada pelo Caboclo Girassol, orientando os passes, e fazendo os atendimentos na primeira parte. Na segunda parte a corrente recebeu a presença de Pai Miquimba e a Erê Marianinha. As consultas foram acontecendo e ao final a assistência foi convidada para a oração final e encerramento da gira.
Gira de Quarta-Feira (Mãe Luane)
Na gira de quarta-feira os trabalhos foram comandados pelo Seu Tucumã que, ao chegar em terra, chamou os caboclos de Ogum para a vibração das sete linhas, encerrada na força de Oxum. Ainda da primeira parte da gira, o trabalho de cura foi realizado em duas rodadas de maca, sendo a primeira conduzida pelo Povo do Fogo e finalizada pelas caboclas de Iemanjá. Já na segunda rodada trabalharam Ogum do Oriente e Nanã.
Antes de subir, Seu Tucumã falou a corrente, dizendo que todo trabalho é diferente, mas o objetivo é sempre o mesmo. É preciso que os médiuns estejam sempre prontos para trabalhar com a determinação de Ogum, a sabedoria de Oxóssi e a firmeza de Xangô.
Na segunda parte, tivemos uma linda gira de esquerda, com Dona Maria Mulambo no comando dos trabalhos. Os atendimentos aos foram feitos por Exus em cavalos mulheres e Pomba Giras em cavalos homens. Conforme explicado por Dona Mulambo, o objetivo era tirar os filhos da zona de conforto, já que para o médium que se permite, esse é um detalhe irrelevante. No fim dos trabalhos, os Exus Mirins vieram para limpeza e descarrego.
Gira de Quinta-Feira (Mãe Lilian)
Na quinta-feira, o TVB recebeu mais uma gira dedicada aos caboclos, marcada pela força e sabedoria dessas entidades. A primeira parte foi iniciada com as orações já tradicionais do rito inicial, seguidas pelos passes realizados pelos caboclos e caboclas - que transmitiram energias de cura e proteção. Em seguida foram realizadas as cirurgias espirituais, trazendo alívio e renovação para aqueles que necessitavam de auxílio. Na segunda parte da gira, a corrente recebeu uma surpresa especial: a presença de Seu Pena Branca, que chegou em terra para deixar uma mensagem importante:
”A alegria sempre está nas suas mãos. Cuide para que ela não desconsidere: o seu coração, o caminho onde você quer chegar, e principalmente quem você é. Quando você entender bem quem é, o que leva as suas mãos, e o caminho que percorre, feliz sempre será”. Sua breve visita trouxe um ar de alegria e reflexão. Encerrando a noite, Vó Benta, com sua amorosidade e sabedoria, deu continuidade aos trabalhos dedicados às famílias, reforçando mais uma vez o valor do respeito, da união e do amor nas relações. Uma gira poderosa e repleta de aprendizados, deixando nos corações a certeza de que o caminho da espiritualidade é sustentado pela força e pelo cuidado dos guias que nos acompanham.
Gira de Sexta-Feira (Mãe Luana)
A chegada de dezembro e o clima de final de ano são sempre um período de introspecção e reflexão, pois refletimos nas conquistas e desafios enfrentados, além das metas para o próximo ano - o que pode gerar certa ansiedade. Mãe Luana compartilhou com médiuns e assistência a importância de organizar os pensamentos durante esses momentos de ansiedade, sugerindo que a escrita dos objetivos e tarefas pode ser uma excelente forma de encontrar clareza e foco para o novo ciclo. Ela também destacou que é fundamental pensarmos no crescimento que tivemos ao longo do ano. Durante os trabalhos do momento de cura, S. Serra Negra orientou a todos a elevar seus pensamentos e mentalizar desejos para serem acolhidos pelos pretos velhos. Ele também orientou que todos rezassem o Pai Nosso três vezes durante essa reflexão, momento em que foi possível sentir a força da reza e a energia ancestral, acolhedora, dos pretos velhos. A segunda parte da gira foi marcada pelo povo da Bahia, que atendeu os consulentes com palavras de sabedoria, alegria e leveza.
Gira de Sábado (Mãe Luane)
A gira se iniciou com uma reflexão de reforço do pai Rapha para que cuidemos da nossa saúde com assiduidade, sem postergar por conta do fim do ano estar próximo. Seu Tucumã orientou a primeira parte com agilidade e determinação, chamando as 7 linhas.A segunda parte se iniciou com a cumplicidade do Velho do Rio e do Pai Joaquim, que ao findar as consultas reservaram um tempo para falar com todos sobre aproveitar o tempo verdadeiramente, sem desejar que os dias acabem logo, ou que os momentos de alegria sejam eternos. Reforçaram que contar os dias não deveria ser mais importante que aproveitá-los verdadeiramente. Mas que ainda assim nesse ano que passou desejam que tenhamos colhido os frutos das sementes que plantamos.
Projetos esportivos
Dança do ventre
Ensaio avançando e aprimorando a cada minuto a nova coreografia! As alunas seguem focadas, se dedicando ao máximo para homenagear nossa ancestralidade na festa do Seu Zé - que acontece no próximo final de semana. Já na última sexta-feira, a turma intensificou os ensaios. As alunas trouxeram suas sugestões e juntas ajustaram a coreografia - que terá como destaque a participação delas: desde a escolha da música, dos passos, até a confecção dos adereços, figurino e execução.
Dança cigana
Mais uma semana de ensaios, com muito encanto e beleza! No último encontro, nossas alunas seguem aprimorando a coreografia para apresentação na Festa do Seu Zé!
Dança Afro Contemporânea
A turma realizou aula dupla nesta semana, com ensaio na sexta-feira à noite e também aula com ensaio e preparação para a Festa do S. Zé no sábado. Aprendizagem sobre os principais movimentos, contagem de tempo e entrega do corpo aos movimentos - percebendo a fusão de ritmos e as características que serão interpretadas pelo movimento. Dança afro a todo vapor!
Projetos terapêuticos
Terapias integrativas
Penúltima terça de atendimentos, antes do recesso do TVB, com muito acolhimento no Santuário Vovó Benta! As equipes Lavanda e Capim-Limão conduziram mais uma semana de atendimentos, representadas por seus 33 terapeutas voluntários - que atenderam, por meio das terapias integrativas e complementares, 56 assistidos e 2 pets presencialmente. Outras 82 pessoas também foram beneficiadas pela energia Reiki via atendimento à distância. Conheça também o Santuário e as terapias oferecidas, nossos terapeutas esperam você .
Tai Chi Chuan
Mais uma noite de práticas orientais com muita descontração. Os alunos estão incorporando cada vez mais a filosofia taoista, aprimorando os movimentos aprendidos.
Projetos sociais
Xepa e Feira Solidária
Você sabia que a Xepa e a Feira Solidária são projetos que caminham juntos? Um não existe sem o outro. É a coleta com nossos feirantes parceiros que garante alimentos de alto valor nutricional para nossa comunidade! Neste final de semana, nossos voluntários coletaram quase meia tonelada de hortifruti, entregues (em sua maioria) para as famílias que participam semanalmente fazendo sua feira nos pontos de distribuição. Confira os números da semana!
Total Coleta Xepa Solidária - 889,80kg, sendo:
🥬Destinado à Feira Solidária: 745,80kg
🍽️Destinado à cozinha: 20kg
♻️Destinado à compostagem: 124kg
Marmita Solidária
A Cozinha da Vó não para! Sempre com muito carinho, nossos voluntários preparam refeições ricas em amor e nutrientes para alimentarem o corpo e o espírito de todos aqueles que precisam. Venha ser um voluntário do projeto Marmita Solidária! Seja na preparação, empratamento ou entrega, sua ajuda é mais do que bem-vinda. Procure a Secretaria TVB e saiba mais como participar.
Sopa de Axé
O projeto Sopa de Axé é uma expansão do Marmita Solidária e alimenta quem precisa com muito amor e valor nutricional! O projeto distribui refeições para famílias de Curitiba, do bairro Tatuquara. São mais de 200 refeições servidas diretamente de hot boxes, com capacidade para 30l, próprias para transporte, armazenamento e conservação de alimentos com segurança. Das caixas, são servidas as porções diretamente para os vasilhames das famílias.
Equipe Segunda-feira
Equipe Terça-feira
Equipe Quinta-feira
Equipe Sexta-feira
Equipe de Sábado
Projetos culturais
Projeto X
Neste sábado, o Projeto X avançou em mais uma etapa importante de gravações das partes do Programa Repórter X, desenvolvendo a textualidade a apresentação das matérias gravadas anteriormente e que serão exibidas na produção final. O grupo se dividiu entre os apresentadores, captação de imagens e editores, e segue firme no trabalho para exibição na festa do S. Zé!
Biblioteca Pai José
Tem novidade na sessão da Biblioteca Pai José! Toda semana, uma sugestão de um filho TVB para você. Nesta semana, a indicação é de Andressa Ribeiro: a obra A Longa Capa Negra, de Rubens Saraceni. Idade Média, ano de 1140: época em que uma série de problemas sociais afligia os reinos europeus, entre eles, a política praticada pela nobreza e pelo clero romano-católico. Nesse cenário, vivia a família de Ciro Vespasiano. Tudo mudou na vida de Ciro com a morte de seus pais, quando no cemitério, conheceu o misterioso Senhor da Longa Capa Negra, que vivia no mundo das trevas por conta das aberrações cometidas enquanto viveu no plano terreno. Esse e outros livros estão disponíveis em nossa Biblioteca - anexa à Secretaria TVB. Confira também as leituras disponíveis em nosso site. E que tal indicar um título para a próxima edição da Revista Digital TVB? Clique no botão abaixo e sugira a próxima leitura!