Texto em Contextos (por Mãe Lilian)

As leituras devem abrir a sua mente. Jamais leia um texto já se contrapondo ou tendo o mesmo como verdade única. A leitura inteligente faz com que você possa discernir sobre as suas experiências, suas angústicas, pensamentos e sentimentos. 

 

No balé da reflexão está o seu crescimento. Que você possa aproveitar os textos, frutos da minha vivência como médium que explano aqui. O objetivo dos meus textos é puramente informativo, no qual os filhos de Umbanda que me escolheram como dirigente lêem e se aproximam mais da minha visão espiritual. 

 

Saravá, 

Mãe Lilian

Os cocos que nos alimentam...

July 03, 2017

Pai José sempre me surpreende. Hoje é uma segunda-feira, dia de nosso grupo de estudos. Pela segunda ou terceira vez imaginei que o escrito a ser publicado seria o título “Tradição”. Mas não será desta vez. Talvez por eu esperar tanto por este texto, acabo criando expectativas. Passado de meio dia ele me pede que seja relatada a história dos cocos dos índios, contada por S. Curumataí. Vamos lá...

Luz, Som e Movimento: consumo ritual e a estética do imaginário na Umbanda em Curitiba

August 26, 2016

Leia o artigo produzido por acadêmicos (Sionelly Leite, Hertz Wendel de Camargo, Thiago de Miranda Aguiar) que teve como campo de pesquisa o terreiro Vovó Benta. São 16 páginas de informações e fotos que valem a pena tanto para os iniciantes quanto os veteranos no assunto.

O equilíbrio perfeito

July 21, 2016

A busca do equilíbrio perfeito pode ser frustrante. Aceitar que o equilíbrio por sí já é o melhor facilita o entendimento do que buscamos e porque existimos. Leia este texto e analise se você cuida do equilíbrio da sua alma, zelando pelo seu corpo físico, dos seus sentimentos e dos seus pensamentos.

Só bota fogo quem sabe botar...

February 11, 2016

Devidos alguns acontecimentos, resolvi escrever sobre o perigo de se incorporar fora do Terreiro, ato este falho e totalmente inseguro, que leva filhos a se perderem não só na caminhada da Umbanda, mas também por destruir amizades, relacionamentos e a própria fé.

Gratidão e Ingratidão

January 03, 2023

A base inicial da verdadeira gratidão dentro da caridade é não esperar nada como gratificação. Ser grato é sentimento de contemplação por algo sublime recebido, um olhar, um sorriso. Merecimento ou conquista fazem parte desta base. Entretanto, a gratidão muitas vezes é equivocada. Como assim? Vou explicar...

Sanidade Mediúnica

February 23, 2023

Vivenciar uma incorporação, ouvir, ver e até mesmo sentir materializações são coisas que me fascinam, embora já tenham me assustado muito. Hoje não mais. O que me causa estranheza é a forma pequena que muitos tratam do assunto. Já falei algumas vezes das fases da mediunidade: novidade, deslumbre, euforia, ego, frustação, desmotivação e o equilíbrio. Poucos chegam até o equilíbrio com facilidade, mas não é impossível para ninguém.

O que a Umbanda quer?

May 28, 2023

Muitas vezes me deparo com filhos presos ao velho paradigma de que a vida só será boa se “cumprir” sua penitência dentro de um terreiro. Pura bobagem. Ninguém é cobrado desta maneira. Nosso livre arbítrio sempre impera. O que penso e defendo é que a pessoa tem que viver aquilo que lhe felicita, ou seja, aquilo que a deixa feliz e ajuda ao seu desenvolvimento espiritual, bem como dos que lhe cercam. 

 

Corrente Mediúnica

February 11, 2016

Quando falamos sobre corrente mediúnica há duplo sentido. Você sabia disso?
Há uma corrente mediúnica entre você e o espírito (guia) e outro tipo de corrente mediúnica entre você e seus irmãos de corrente (encarnados). Vamos então aos conceitos que acredito e vivencio no TVB:

Preceito

February 11, 2016

Na Umbanda há vários preceitos também, mas cada casa mantem os seus conforme as suas raízes. Me atenho aos preceitos do Terreiro Vovó Benta que levam em consideração nossa raiz (Terreiro do Pai Maneco) e as determinações da Vó Benta.

Respeito na Umbanda e na Vida

February 11, 2016

É interessante observar os conceitos que as mentes formam diante do mesmo fenômeno. A educação familiar, social e espiritual faz com que cada indivíduo tenha a sua formação de conceitos. Muitas vezes os valores agregados na sua formação familiar são os principais responsáveis pela formação não só do caráter, mas também da sua capacidade em processar determinadas informações.

1 / 1

Please reload

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por Terreiro de Umbanda Vovó Benta - Todos os direitos reservados 

Endereço: Rua José Zgoda, 205, Bairro Alto - Curitiba - Paraná | Telefone: (41) 3040 9746