Correntes Mediúnicas
O Terreiro Vovó Benta conta com giras de segunda a sábado em Curitiba, e às terças-feiras na Ilha do Mel.
Além da Mãe Lilian de Iemanjá, mãe fundadora, temos outros pais e mães cruzados e dirigentes de giras em nossa casa. Cada gira é responsável por um tipo de auxílio ou cura, sendo assim, nenhuma gira é igual a outra, e nenhum pai ou mãe é igual a outro. Cada gira é conduzida com uma estrutura de hierarquia composta pelos Pais ou Mães Pequenos, Ogãs, Sambas, Capitães e Guias de Responsabilidade.
Mães ou Pais Pequenos - são os substitutos da Mãe/Pai de Santo, além de ter a obrigação de fazer com que os trabalhos sejam rigorosamente dentro da linha pré estabelecida pelos dirigentes principais.
Os Capitães são os que cuidam dos médiuns na corrente durante os trabalhos e organizam os atendimentos para que ocorram sem problemas durantes passes e consultas durante a gira, bem como orientam os novos médiuns da casa sobre a ritualística a ser seguida.
Os Ogãs e Sambas são os que cuidam da parte musical do terreiro, os Ogãs principalmente dos atabaques e os Sambas dos pontos cantados. Entre essa hierarquia não pode haver discordância de filosofia. A fidelidade entre eles tem que ser absolutamente homogênea.
A recepção e cuidado da assistência, bem como auxílio para entrada no barracão daqueles que ainda não conhecem a casa, é feito pelas chamadas Guias de Responsabilidade.
Nesta página é possível conhecer os membros cruzados da Hierarquia de cada uma das correntes mediúnicas do TVB.
Dirigente
Mãe Lilian de Iemanjá
Hierarquia
Pai Wilhiam de Oxóssi
Pai Luiz de Oxóssi
Capitão André de Oxóssi
Capitão Everton de Ogum
Capitã Gisele de Iemanjá
Capitã Juliana de Oxóssi
Samba Edilene de Ogum
Guia de Responsabilidade Cris de Xangô
Cambone Cruzada Cristina de Iemanjá
Cambone Cruzado Carlos de Ogum