top of page

Correntes  Mediúnicas

O Terreiro Vovó Benta conta com giras de segunda a sábado em Curitiba, e às terças-feiras na Ilha do Mel.

 

Além da Mãe Lilian de Iemanjá, mãe fundadora, temos outros pais e mães cruzados e dirigentes de giras em nossa casa. Cada gira é responsável por um tipo de auxílio ou cura, sendo assim, nenhuma gira é igual a outra, e nenhum pai ou mãe é igual a outro. Cada gira é conduzida com uma estrutura de hierarquia composta pelos Pais ou Mães Pequenos, Ogãs, Sambas, Capitães e Guias de Responsabilidade.

Mães ou Pais Pequenos - são os substitutos da Mãe/Pai de Santo, além de ter a obrigação de fazer com que os trabalhos sejam rigorosamente dentro da linha pré estabelecida pelos dirigentes principais.

Os Capitães são os que cuidam dos médiuns na corrente durante os trabalhos e organizam os atendimentos para que ocorram sem problemas durantes passes e consultas durante a gira, bem como orientam os novos médiuns da casa sobre a ritualística a ser seguida.

Os Ogãs e Sambas são os que cuidam da parte musical do terreiro, os Ogãs principalmente dos atabaques e os Sambas dos pontos cantados. Entre essa hierarquia não pode haver discordância de filosofia. A fidelidade entre eles tem que ser absolutamente homogênea.

A recepção e cuidado da assistência, bem como auxílio para entrada no barracão daqueles que ainda não conhecem a casa, é feito pelas chamadas Guias de Responsabilidade.

Nesta página é possível conhecer os membros cruzados da Hierarquia de cada uma das correntes mediúnicas do TVB.

Dirigente

Mãe Lilian de Iemanjá

 

Hierarquia

Pai Wilhiam de Oxóssi

Pai Luiz de Oxóssi

Capitão André de Oxóssi
Capitão Everton de Ogum

Capitã Juliana de Oxóssi

Samba Edilene de Ogum

Guia de Responsabilidade Cris de Xangô

bottom of page