top of page

Casa de Capoeira Vovó Benta

O Projeto Casa de Capoeira Vovó Benta se baseia no resgate e expansão da cultura da capoeira, das vivências, ensinamentos, tradições e potencialidades que a arte propõe. Além da prática e do esporte em si, visa o resgate do sujeito como indivíduo através de seu autocuidado, autonomia, independência e autoconhecimento; e promover o pertencimento e a harmonia de um grupo específico e na sociedade em que está inserido. Através de aulas, oficinas, vivências e outros meios de comunicação, busca expandir a prática de jogo, da musicalidade, da arte marcial, das tradições culturais e inter-religiosas.

A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura a arte marcial, a dança, a luta, a música, a cultura popular e a cultura ancestral. Tem origem atrelada a história do Brasil, tendo sido desenvolvida em meados do século XVII pelos negros escravizados que chegaram do continente africano. Historicamente, acredita-se que foi aperfeiçoada e praticada nas fazendas e nos terreiros de forma clandestina, servindo como arma de luta e forma de resistência contra os senhores de engenho e o próprio sistema escravocrata. Atualmente, a arte capoeira é praticada em diversos locais do mundo, oriundas de diversas vertentes e por vezes, sua origem e necessidade primal caem em esquecimento. Em 2014, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), declarou a Roda de Capoeira como patrimônio imaterial brasileiro, não só pela sua força cultural como também pelo potencial de transformação através da educação, do desenvolvimento sustentável, do esporte, da identidade e da diversidade. Entendendo a importância da cultura afro-brasileira para os povos e comunidades de terreiro, torna-se justificável o investimento na redescoberta desta arte e de suas origens, especialmente para aqueles que por vezes, não possuem oportunidades devido condições socioeconômicas e/ou falta de acessos.

Capoeira infantil
Toda Quinta-feiras às 19:00h

Nosso clã infantil traz a perspectiva de unir a arte, o movimento e a cultura através da diversidade do folclore brasileiro, parlendas, capoeira, manifestações e literaturas populares. Cantar, brincar, jogar, se movimentar é essencial para o desenvolvimento humano. A sonorização, o ritmo, a rima e o canto em si transformam falas em brincadeiras, o que ajuda ampliação do vocabulário, despertando a curiosidade sobre o poder da linguagem, afinal somos seres cognitivos e sociais. O objetivo em nossos encontros, é proporcionar a vivência e experiência para as crianças, respeitando o ritmo de cada ser, abrindo um caminho de conexão para as capacidades comunicativas (fluência para falar, perguntar, expor suas ideias, exercita a espontaneidade e criatividade) valorizando e fortalecendo o grupo como instância de troca e aprendizagem.


 
Capoeira Adulto

A Capoeira Adulto é muito mais do que uma prática esportiva. É um projeto social que busca o resgate e a expansão da cultura da capoeira, além de proporcionar benefícios físicos, mentais e emocionais para seus praticantes. Promove o resgate de expressões emocionais, autoconhecimento e autonomia. Através de aulas, workshops e vivências, o projeto busca fortalecer o corpo, a mente e o espírito, além de promover o pertencimento e a harmonia dentro do grupo e na sociedade como um todo. Ao participar da Capoeira Adulto, os praticantes têm a oportunidade não apenas de aprender uma arte marcial, mas também de se conectar com suas raízes culturais e ancestralidade.


Capoeira Adulto - Toda Quinta-feira às 20h
Capoeira Sem Fronteiras - Toda Sexta-feira às 19h
Prática de Capoeira - Toda Sexta-feira às 20h.

Endereço:

Rua José Zgoda, 205 - Bairro Alto, Curitiba - Paraná.


Para saber mais e fazer parte, entre em contato conosco.

bottom of page