Escolinha de umbanda

  O Terreiro Vovó Benta desenvolve, desde 2015, o projeto Escolinha de Umbanda como forma de desenvolver a Umbanda entre crianças e adolescentes de maneira simples, desmistificada e fundamentada. O trabalho está estruturado em 4 eixos de desenvolvimento que contemplam os conceitos e vivências a Umbanda e dos Orixás, a diferença e relação entre Orixás e Entidades, o trabalho e estrutura do TVB e a vivência ritualística da Umbanda dentro e fora do Terreiro.

 

Confira os Eixos de Desenvolvimento da Umbanda Kids no TVB

1. Conceituar e vivenciar a Umbanda e os Orixás sob o ponto de vista da energia cósmica;
2. Diferenciar Orixá e entidade; Conhecer as entidades Dirigentes da Casa, suas histórias, atuação, filiação energética;
3. Conhecer as giras da Casa e seu ritual, identificando as razões e etapas de sua ritualística.
4. Vivenciar a Umbanda além da ritualística da gira e dos espaços do terreiro.

 

Organização do grupo


      A Umbanda é união e vivência, por isso as crianças desenvolvem as atividades todas em conjunto, onde as crianças mais velhas – seja por idade ou por tempo de umbanda, ou as duas coisas juntas – ajudam no desenvolvimento das mais novas.

      Além de todas terem suas responsabilidades com base na idade e nível de conhecimento e vivência de umbanda. Isso viabiliza o trabalho conjunto, engajamento e desenvolvimento de acordo com a característica da nossa religião. Além dessa divisão, os desafios e tarefas geram conquistas e insígnias para comemorar e marcar a caminha da criança na Umbanda.

A organização por faixa etária apresenta 3 divisões:


•    Curumim (4 a 6 anos)
•    Erê (7 a 10 anos)
•    Caboclinho (11 a 14 anos)


E a organização por conhecimento e vivência, também se divide em 3 segmentos:


•    Alecrim (iniciante)
•    Arruda (Intermediário)
•    Guiné (Avançado)

 

E Como Ingressar?


     A Escolinha de Umbanda recebe crianças e adolescente de 4 a 14 anos tanto filhos dos membros da corrente quanto da assistência. A participação se dá por meio de inscrição via formulário online.
Quando a inscrição for confirmada pela secretaria do Terreiro, será informada a data de início da participação das atividades. Todos os ingressantes começam as atividades sempre no primeiro sábado de cada mês.


Clique aqui para preencher o formulário.

Vem pra casa da Vó!

confira um pouquinho deste lindo trabalho.

"Quando uma criança ora, ela explode as tristezas"

Vovó Benta